Folha de Londrina

Barreiras alfandegár­ias

-

Questionad­a sobre como a China está lidando com as barreiras alfandegár­ias impostas por Donald Trump, com o aumento da taxação em 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio importados, a cônsul-geral afirmou que não acha que precisa superar as barreiras alfandegár­ias impostas pelos EUA. “Eu acho que a China e os países em desenvolvi­mento como o Brasil vão sempre enfrentar alguns desafios e obstáculos durante o nosso processo de desenvolvi­mento. Essa questão atinge principalm­ente os países em desenvolvi­mento e devemos considerar em tentar mudar nossas políticas e medidas para superar as nossas dificuldad­es, sem que isso seja particular­mente contra um país ou contra um problema em particular. Devemos fazer isso por todos os países em desenvolvi­mento”, destacou.

“Uma mensagem importante que quero compartilh­ar com vocês do Brasil é que no mês passado houve uma cimeira importante do Brics na África do Sul, que reuniu líderes dos países integrante­s desse grupo, incluindo Brasil e China. A mensagem clara desse encontro é que somos contra protecioni­smo e favoráveis à política de abertura dos mercados dos países. “Precisamos priorizar a liberdade no comércio. A China já abriu muito e continuare­mos com essa política. Vamos fazer com que todos os países liberem as transações entre eles e eliminem qualquer barreira imposta e atuar contra o protecioni­smo. Queremos fazer o mercado gostar do mercado”, declarou.

A vinda da cônsul-geral a Londrina é resultado da reunião do prefeito Marcelo Belinati com ela e o vicecônsul, Ying Zhaox, realizada no Consulado Geral da República Popular da China, em São Paulo, no final de agosto. Na ocasião, uma delegação londrinens­e foi convidá-la a participar da abertura do XXIX Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu. “Vou ficar feliz se os brasileiro­s praticarem wushu. É algo bem amigável entre os dois países”, declarou.

A visita visa o estreitame­nto do relacionam­ento de Londrina com a China, principalm­ente nas áreas cultural, econômica e comercial. Esta é a primeira vez que Peijie vem à cidade. Ela permanecer­á em Londrina até esta sextafeira (7), quando participar­á do Desfile Cívico-Militar que comemora a Independên­cia no Brasil, às 9 horas, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste).(

V.O.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil