Folha de Londrina

Juiz pede que delator entregue aparelhos usados para gravar Richa

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba -

O juiz Fernando Bardelli Silva Fischer, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, determinou nessa segundafei­ra (17) que o ex-deputado estadual Tony Garcia, delator da Radiopatru­lha, entregue em 24 horas os aparelhos que utilizou para gravar conversas anexadas ao acordo de colaboraçã­o premiada firmado no âmbito da Operação. O magistrado atendeu a um pedido da defesa do ex-secretário de Estado da Infraestru­tura e Logística do Paraná, José Richa Filho, o Pepe Richa, irmão do ex-governador e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB).

No despacho, Fischer afirma que os equipament­os de gravação serão alvo de perícia em órgão de criminalís­tica oficial, com o objetivo de verificar a higidez da prova, incluindo análise de padrões de voz, existência de edições e supressões, datas e horários dos diálogos. Ele requer, ainda, que Tony e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), braço do MP (Ministério Público) Estadual, sejam intimados para que esclareçam a forma como obtiveram o material.

O juiz também autorizou o depósito em conta judicial de um cheque de R$ 971.196,70, emitido por advogados do empresário Celso Frare, dono da Ouro Verde, na última sexta-feira (14), para restituir aos cofres públicos irregulari­dades por ele praticadas no programa Patrulha do Campo. Por outro lado, Fischer rejeitou pedido de realização de diligência­s em razão do suposto vazamento de dados sigilosos dos autos. “Não cabe ao Juízo proceder investigaç­ões, devendo o interessad­o comunicar a autoridade policial para que instaure inquérito policial, caso entenda que houve a prática de algum delito”, escreveu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil