Folha de Londrina

Campanha de vacinação contra o sarampo vai até sexta

- Reportagem Local

A campanha de vacinação contra sarampo em Londrina segue até sexta-feira (21). A prorrogaçã­o do prazo foi divulgada nesta terça-feira (18), pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde). Os pais e responsáve­is por crianças de 12 meses a menores de 5 anos que ainda não vacinaram os filhos devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), da zona urbana e rural. A medida atende orientação do Ministério da Saúde para os municípios que não atingiram a meta de imunização de 95% do público-alvo.

De acordo com o balanço da Secretaria, de 6 de agosto até a última sexta-feira (14), foram imunizadas 23.893 crianças contra o sarampo e a paralisia infantil. Isso significa que 91,33% do público-alvo foi vacinado em Londrina. Ao todo, 26.160 mil crianças estão nesta faixa etária na cidade. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes, agora será feita uma busca ativa nas cerca de 2 mil crianças que não receberam as doses de reforço.

Fernandes alerta que não vacinar todo o público-alvo abre espaço para a reinserção dessas doenças no município. “Fazermos um balanço da vacinação alcançada é frustrante, porque ela ficou abaixo dos 95% esperados por muito pouco, apesar de todos os esforços realizados. Sempre que não se atinge a meta temos mais pessoas suscetívei­s à doença e isso nos coloca em um risco maior de reinserção dela”, lamentou.

O horário de atendiment­o e o endereço das unidades podem ser consultado­s pelo site da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil