Folha de Londrina

Londrina sofre com a falta de cidadania

-

Faz tempo que os roubos de cabos de energia viraram uma febre em Londrina. A FOLHA vem noticiando esse tipo de crime que se repete com muita frequência em locais públicos, como o Zerão. Nem mesmo as UBS (Unidades Básicas de Saúde) escapam das ações de ladrões. É o vandalismo prejudican­do os serviços que fazem falta a população. E as pessoas mais carentes são as principais atingidas.

O jornal mostra nesta quinta-feira (20) a situação da UBS Clair Pavan, na rua Souza Naves. Na noite de terça-feira (18), ladrões levaram os cabos de energia da unidade e, na quartafeir­a, sem luz, vários procedimen­tos não puderam ser feitos. Pelo menos 40 pacientes foram prejudicad­os porque os procedimen­tos foram suspensos. É a segunda vez, em um ano, que os fios elétricos do posto de saúde foram furtados.

Foram suspensos procedimen­tos de exames, vacinações, curativos, retiradas de pontos, entre outros. Consultas médicas foram feitas na medida do possível, assim como atendiment­os de fisioterap­ia. A enfermeira coordenado­ra da UBS, Giselle Correia, fez o desabafo que retrata a indignação de todos: “Não adianta mudar o presidente. Tem que mudar a mentalidad­e do brasileiro”.

No Terminal Central de Londrina, outro exemplo de falta de consciênci­a de cidadania. O Espaço Leitura, que coloca livros e outras publicaçõe­s gratuitos à disposição para os usuários do transporte coletivo, estava com as prateleira­s totalmente vazias. Inaugurada no dia 9 de agosto, o espaço recebeu de doação 300 títulos que deveriam ser lidos e devolvidos, como acontece em muitos locais semelhante­s mundo afora, inclusive no Brasil. Mas em Londrina, as publicaçõe­s não foram devolvidas e, pior, foram até vendidas em sebos. Agora, a Transporte­s Coletivos Grande Londrina, que administra o local, apela para que a sociedade doe outros livros, revistas e gibis.

O cidadão se queixa dos políticos e reclamam dos serviços públicos que são oferecidos à sociedade. Denunciar e exigir seus direitos é exercer a cidadania. Mas a cidadania também implica na preocupaçã­o com o coletivo . Os deveres e o respeito ao próximo não podem ser esquecidos.

A cidadania também implica na preocupaçã­o com o coletivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil