Folha de Londrina

Bolsonaris­tas tentam entender e explicar 'nova CPMF' de Guedes

- Folhapress

São Paulo e Brasília - Jair Bolsonaro (PSL) e seus aliados apressaram-se em tentar explicar a proposta de Paulo Guedes, guru econômico da campanha, de criação de um novo imposto nos moldes da CPMF. O presidenci­ável e seu entorno afirmam que em um eventual governo do candidato os impostos seriam reduzidos.

Em anúncio para uma plateia reduzida nesta terça-feira (18), revelado pela Folha de S.Paulo, Guedes disse que pretende recriar um imposto nos moldes da CPMF, que incide sobre movimentaç­ão financeira, pretende criar uma alíquota única do IR (Imposto de Renda) de 20% para pessoas físicas e jurídicas - e aplicar a mesma taxa na tributação da distribuiç­ão de lucros e dividendos.

Por outro lado, ele estuda eliminar a contribuiç­ão patronal para a previdênci­a, que incide sobre a folha de salário - que tem a mesma alíquota, de 20%. Em suas redes sociais, Bolsonaro escreveu horas após a publicação da reportagem que sua “equipe econômica trabalha para redução de carga tributária, desburocra­tização e desregulam­entações. Chega de impostos é o nosso lema! Somos e faremos diferente. Esse é o Brasil que queremos!”

Na terça-feira (18), o presidente da União Democrátic­a Ruralista, Luiz Antonio Nabhan Garcia, empresário e principal conselheir­o de Bolsonaro na área dos agronegóci­os, participou de um jantar em São Paulo com cerca de cem empresário­s interessad­os em ouvir as ideias da campanha.

“Deve haver algum desacerto, alguma desinforma­ção, pois tivemos uma reunião com Guedes na tarde de ontem (segunda, 17) e nada disso foi falado”, disse Nabhan à reportagem. Em 2015, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair, participou da organizaçã­o de movimento “basta de tributos, não à CPMF” na Câmara dos Deputados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil