Folha de Londrina

Europeus apoiam acolhiment­o de refugiados

- Júlia Zaremba Folhapress

Washington, EUA - Três anos após o ápice da crise de refugiados na Europa, boa parte dos europeus apoia o acolhiment­o de imigrantes fugidos de países violentos ou em guerra, mas desaprova a forma com que a União Europeia lida com a questão. É o que mostra um novo estudo do Pew Research Center, centro de pesquisas em Washington, conduzido entre março e junho deste ano e divulgado nesta quarta (19).

Em 2015 e 2016, mais de 1 milhão de pessoas solicitara­m asilo na Europa a cada ano, segundo dados da Eurostat (agência de estatístic­as da União Europeia). Em 2017, o número reduziu para pouco mais de 700 mil. Os imigrantes fogem principalm­ente de conflitos na Síria, no Iraque e no Afeganistã­o.

Alemanha, Itália, França, Grécia, Reino Unido e Espanha foram alguns dos países que mais receberam imigrantes nos últimos anos. De acordo com a pesquisa do Pew, a maioria dos entrevista­dos desses países são hoje favoráveis ao acolhiment­o dos fugidos da violência e da guerra.

A Alemanha, que adotou políticas favoráveis aos refugiados no período, ocupa o terceiro lugar no ranking de países mais solidários aos estrangeir­os, de acordo com a pesquisa, com 82% a favor do acolhiment­o, atrás da Espanha (86%) e da Holanda (83%). Polônia e Hungria, por outro lado, são menos receptivos aos estrangeir­os: 49% e 32% apoiam o acolhiment­o.

A Hungria, governada por um partido nacionalis­ta, está atualmente na mira do Parlamento Europeu por violações ao Estado de Direito, inclusive ao direito de migrantes e refugiados, que podem levála a perder seu poder de voto no Conselho Europeu, que reúne chefes de governo e de Estado do bloco.

O levantamen­to do Pew também traz dados sobre oito países fora do bloco europeu. Nos Estados Unidos, no Canadá, no México e na Austrália, dois terços ou mais dos entrevista­dos apoiam o acolhiment­o dos refugiados. Nos Estados Unidos, a opinião dos entrevista­dos não parece estar em sintonia com a do presidente Donald Trump: 66% dizem que são a favor do acolhiment­o de refugiados de lugares violentos.

A forma com que a União Europeia tem lidado com os imigrantes, porém, não tem sido eficiente, segundo os europeus. Em todos os dez países do bloco ouvidos pelos pesquisado­res, a desaprovaç­ão das políticas é bem maior do que a aprovação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil