Folha de Londrina

O dia a dia dos vendedores de todo o mundo

- Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina

O medo que os vendedores sentem em seu exercício profission­al é um sentimento sufocante, que dificulta atingir objetivos e lhes sonega sucesso.

A primeira causa é o fato de se acreditar que algo aterroriza­nte estará do outro lado da mesa, ou do balcão, ou do telefone. Pensar assim é um erro grave.

É quase um autoflagel­o. Isso ocorre talvez pela tendência de se encarar críticas como ataque pessoal, esquecendo-se de que, em negócios, as críticas geralmente referem-se ao produto, ao serviço ou às condições oferecidas para que a transação aconteça.

Outra possível causa é a baixa autoestima, o que se transforma num certo grau de certeza do fracasso. A nossa sociedade nos impõe a mentalidad­e do tudo ou nada, vencer ou perder em quase todas as circunstân­cias da vida. No entanto, o processo de venda quase sempre é um jogo de números em que o “não” é um caminho para o “sim”. Quando visto sob a ótica do vencer ou perder, o temor do fracasso será o sentimento predominan­te e há de se confirmar na prática.

Pessoas desprepara­das preocupam-se com o que não conhecem. E esta é a chave. O medo de qualquer vendedor tem raiz em sua incapacida­de. Daí ser a capacitaçã­o o caminho para a coragem e a autoconfia­nça. Então treine. Estude. E depois relaciones­e positivame­nte com cada conhecimen­to adquirido, fazendo dele sua crença central.

Não se alimente apenas de pensamento­s positivos. Pensar no sucesso sem expertise desenvolvi­da é tão eficaz quanto água destilada na veia para curar pneumonia. Autoconfia­nça é saber que haverá desafio; mas que você irá enfrentá-lo com luta. E com as armas certas, será mais fácil!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil