Folha de Londrina

Puxador de votos, iniciou a trajetória sob influência do pai

-

Curitiba

- Além do mais jovem governador da história, Ratinho Junior é o primeiro a ocupar o Palácio Iguaçu sem ter sido senador ou prefeito da capital. Os ex-governador­es Beto Richa, Roberto Requião e Jaime Lerner foram prefeitos de Curitiba antes de governar o Estado. José Richa e Alvaro Dias também estiveram no Senado antes.

Ao longo da campanha, Ratinho adotou um mantra da gestão moderna: “a nova política está na metodologi­a, não na idade e não no relacionam­ento”, repetiu incansavel­mente.

Apesar de novo na idade, a carreira política já percorreu muita estrada. Aos 21 anos, Carlos Roberto Massa Junior, que já utilizava a alcunha de Ratinho Junior, venceu sua primeira eleição para deputado estadual. O governador eleito também não deixa de ser considerad­o um “herdeiro” da popularida­de do pai, Carlos Massa, o Ratinho, que também teve uma breve passagem pela política como vereador e deputado antes de se tornar o famoso apresentad­or de TV.

Com toda essa visibilida­de, alçou o filho à Assembleia Legislativ­a do Paraná como o mais votado em 2002 pelo PPS, com 189 mil votos. À época, Ratinho Junior comandava programa em duas rádios da família e declarou à FOLHA: “Não quero ser um deputado radialista. Quero ser radialista e deputado.’’ Neste período completou a faculdade de Marketing e Propaganda .

A partir daí, o paranaense nascido em Jandaia do Sul (Vale do Ivaí) se tornou um “puxador de voto” com votações históricas (veja o gráfico). Já em 2010, com planos claros de suceder Richa, voltou à Assembleia para estreitar as relações em solo paranaense e mais um vez somou 300 mil votos, mais de 5% dos votos válidos do Estado, trazendo a reboque 11 deputados, estruturan­do sua força na Casa e o plano rumo ao Iguaçu. Segundo o ex-secretario de Agricultur­a e coordenado­r de campanha, Norberto Ortigara, essa bancada “deu corpo” à campanha vitoriosa.

O único tropeço na política foi em 2012, quando chegou a liderar as pesquisas para prefeito de Curitiba, mas acabou derrotado por Gustavo Fruet (PDT), e sofreu resistênci­a do eleitorado mais conservado­r da capital.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil