Folha de Londrina

Oriovisto e Arns surpreende­m e ficam com as duas vagas no Senado

Pesquisas mostravam ambos atrás de Requião e próximos de Richa nas pesquisas. O emedebista ficou em terceiro e o tucano, em sexto

- Rafael Costa Reportagem Local

Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede) surpreende­ram na reta final e ficaram com as duas vagas do Paraná no Senado, desbancado os ex-governador­es Roberto Requião (MDB) e Beto Richa (PSDB), que ficaram na terceira e na sexta colocações respectiva­mente.

Com 99,97% das seções apuradas, o Professor Oriovisto marcou 29,17% dos votos, e Arns, 23%. Requião acabou com 15,08%. Já Richa, com 377.738 mil votos, teve um desempenho ainda mais baixo do que as pesquisas de intenção de voto apontavam na última semana: terminou com 3,73% dos votos, atrás de Alex Canziani (PTB) e Mirian Gonçalves (PT). Oriovisto fez 2.956.384 de votos.

“É claro que eu tinha esperança de sair vitorioso, mas eu recebi com uma satisfação enorme”, disse Guimarães ao ser questionad­o se houve surpresa com o resultado. Ele falou à imprensa ao lado de Ratinho Junior (PSD), no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), por volta das 19h20 de domingo (7), depois de uma entrada tumultuada no prédio, que estava lotado de apoiadores.

“Essa identifica­ção da população com a minha mensagem é algo que me deixa com ainda mais fé de que vou poder realmente lutar por essas propostas no Senado. Acho que o povo está falando isso, claramente, com a votação que eu tive”, comemorou.

O senador eleito disse que, ao lado de Alvaro Dias (Pode) e de Arns, formará “um time de senadores como o Paraná nunca teve: coesos, brigando, pleiteando para ajudar o Estado com tudo o que a gente puder trazer”, disse.

Em nível nacional, Guimarães disse que seu principal compromiss­o será no combate à corrupção, juntamente com a agenda de reformas. Ele deixou implícito que apoiará o presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno ao afirmar que espera que o PT não esteja na Presidênci­a. “Não sendo o PT, vai ser fácil trabalhar. Acho que o Brasil está cobrando decisão, solução. A partir de 1.º de janeiro, o Paraná e o Brasil serão outro estado e outro país. Quero atuar nesse sentido”, disse.

REVISANDO AS PESQUISAS

Flávio Arns chegou ao TREPR cerca de 25 minutos depois de Ratinho Junior e do Professor Oriovisto. Lembrado sobre a campanha de 2002, em que se elegeu mesmo com pesquisas de intenção o colocando na quarta colocação, Arns disse que os levantamen­tos precisam ser revistos.

“Indo para o Paraná todo, a gente via alegria, disposição do povo todo. A gente chegava aos municípios e pessoas de todos os partidos políticos vindo juntos na reunião, no debate, na discussão. A pesquisa não apontava isso, mas a gente sabia que a força era grande”, disse.

O senador eleito destacou que sua campanha foi sustentada por voluntário­s. “Foi uma campanha de boca em boca, pessoa em pessoa, cada uma sendo um comitê”, contou.

Ele lamentou a trajetória de Beto Richa (PSDB) na campanha, de quem foi vice-governador entre 2010 e 2014. “A gente espera que ele também possa apresentar todas as suas razões - tenho certeza de que ele vai fazer. Agora é pensarmos que o Brasil tem de ser passado a limpo. E, de um jeito ou de outro, a gente tem de enaltecer o trabalho valoroso, bonito da magistratu­ra, do Ministério Público, da Polícia Federal, do Gaeco. Porque o que a população mais quer é transparên­cia, lisura, honestidad­e, valores”, disse.

Arns não se posicionou pessoalmen­te sobre a campanha presidenci­al, nem apontou qual deve ser a postura da Rede Sustentabi­lidade no segundo turno.

“A gente espera, também, que o resultado favoreça o Brasil, sempre. Nós, no Senado, temos de fazer um bom trabalho, sempre, de negociação, de diálogo, de entendimen­to com o governo federal”, respondeu.

 ??  ??
 ?? Theo Marques ?? Flávio Arns retorna ao Senado depois de 15 anos: ex-vice de Richa questionou as pesquisas eleitorais e elogiou o trabalho do Poder Judiciário
Theo Marques Flávio Arns retorna ao Senado depois de 15 anos: ex-vice de Richa questionou as pesquisas eleitorais e elogiou o trabalho do Poder Judiciário
 ?? Theo Marques ?? O empresário Oriovisto Guimarães foi o mais votado ao Senado, com quase 3 milhões de votos: promessa de lutar pelo Estado
Theo Marques O empresário Oriovisto Guimarães foi o mais votado ao Senado, com quase 3 milhões de votos: promessa de lutar pelo Estado
 ?? Theo Marques ?? O ex-governador Beto Richa (PSDB), preso pelo Gaeco em setembro, teve 3% dos votos válidos
Theo Marques O ex-governador Beto Richa (PSDB), preso pelo Gaeco em setembro, teve 3% dos votos válidos
 ?? Saulo Ohara ?? O deputado federal Alex Canziani (PTB) terminou em quarto lugar, mas elegeu a filha à Câmara
Saulo Ohara O deputado federal Alex Canziani (PTB) terminou em quarto lugar, mas elegeu a filha à Câmara
 ?? Theo Marques ?? Líder nas pesquisas, Roberto Requião (MDB) ficou em terceiro lugar
Theo Marques Líder nas pesquisas, Roberto Requião (MDB) ficou em terceiro lugar
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil