Folha de Londrina

‘Legislativ­o conservado­r e fiel a Ratinho Jr.’

-

Curitiba

- De acordo com o cientista político e professor da UFPR Emerson Cervi, a taxa de renovação no Legislativ­o paranaense (38,8% na Assembleia e 50% na Câmara) ficou um pouco acima da média nacional. Ele destacou dois pontos: o aumento do conservado­rismo e a provável facilidade que Ratinho Jr. (PSD) terá para governar a partir do ano que vem.

“Não terá problema em compor a base. Partidos da coligação conseguira­m um expressivo número de cadeiras”, afirmou. Mesmo o PSL, dono da maior bancada, com oito representa­ntes, deverá migrar para a base aliada. O presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) chegou a gravar um vídeo de apoio ao governador eleito.

Para Cervi, o cresciment­o do PSL em todo o País é um sinal bastante expressivo dessa eleição. “É um partido que não teve praticamen­te votação em 2014. Boa parte dos parlamenta­res entrou durante o mandato; trocou de partido. Na Câmara dos Deputados foi a segunda maior bancada; só perdeu para o PT, e nas Assembleia­s também cresceu”.

Segundo o professor, ainda não se sabe quais pautas serão prioritári­as nas duas Casas. “Vai depender muito de onde vieram esses eleitos e se têm vínculo de fato com o partido. Eles tendem a ficar mais unidos se houver um projeto em comum. Mas bandeiras defendidas pelo Bolsonaro, como o Escola sem Partido, podem agora se apresentar com mais força”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil