Folha de Londrina

Eleitor londrinens­e daria vitória a Bolsonaro no primeiro turno

O deputado federal e capitão reformado do Exército conseguiu 186 mil votos em Londrina, 65% dos válidos

- Luís Fernando Wiltemburg Reportagem Local

Olondrinen­se daria a eleição para o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) já no primeiro turno, como fez com Ratinho Júnior (PSD). O deputado federal e capitão reformado do Exército conseguiu 186 mil votos em Londrina, o que representa 65% dos válidos. Os votos brancos e nulos também são expressivo­s e superam o terceiro colocado tanto para a Presidênci­a da República quanto para o Governo do Paraná. Em âmbito nacional, Bolsonaro enfrentará Fernando Haddad (PT) no segundo turno.

Londrina tem 371.998 eleitores, que votam em 138 locais de votação distribuíd­os em quatro zonas eleitorais - a 146ª Zona Eleitoral, entretanto, engloba o município de Tamarana, mas estes eleitores não foram levados em conta nos cálculos da reportagem.

O segundo candidato mais votado pelos londrinens­es foi Ciro Gomes (PDT), com 29.465 votos, ou 10.31% dos válidos. Haddad, o terceiro na lista, teve 18.939 votos, que representa­m 6,63% dos votos contabiliz­ados, mas fica abaixo dos brancos e nulos somados, que chegam a 23.832. O candidato paranaense ao Palácio do Planalto, Alvaro Dias (Pode), ficou em quarto lugar e Londrina, cidade onde iniciou sua carreira política como vereador - o candidato, que está na metade do mandato de senador, angariou 16.494 votos, ou 5,53% dos válidos.

A votação em Londrina destoa do resultado geral do Paraná. Com 99,99% das urnas apuradas no momento do fechamento da reportagem, Bolsonaro tinha 56,89% dos votos válidos, enquanto Haddad figurava com 19,7% e Ciro Gomes, com 8,31%.

Para governador, Ratinho Júnior (PSD) teve a simpatia de 144.049 eleitores londrinens­es, ficando com 61,68% dos votos válidos - o percentual é parecido com o resultado estadual, que deu 59,99% dos votos válidos a ele, quando havia 99,9% da urnas apuradas. A segundo colocado em Londrina, Cida Borghetti (PP) 39.639 votos (16,97% dos válidos) e João Arruda (MDB), 28.607 (12,25%). Os números também se aproximam do resultado estadual, mas o que chama a atenção é o montante de brancos e nulos: somados, chegam a 49.739, superando até mesmo os eleitores da segunda colocada.

Para o professor de Ética e Filosofia Política da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), Clodomiro Bannwart, os votos nulos e brancos tendem a ser menores quando há uma polarizaçã­o grande, como ocorre na disputa presidenci­al. “Para o governo do Estado, o que vemos é uma continuaçã­o de um mesmo governo. Este sentimento de continuida­de, sem uma oposição forte, faz com que o eleitor deixe de votar. É diferente do caso para presidente: o sentimento antipetist­a que se mostra muito forte em Londrina estimula o eleitor a querer afastar o PT”, avalia.

ANTIPETISM­O EM LONDRINA

 ?? Gustavo Carneiro ?? Votação em Londrina: Ciro Gomes ficou em segundo lugar na cidade com 29.465 votos, ou 10.31% dos válidos
Gustavo Carneiro Votação em Londrina: Ciro Gomes ficou em segundo lugar na cidade com 29.465 votos, ou 10.31% dos válidos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil