Folha de Londrina

EXPECTATIV­A

- Reportagem Local

Animados com o slogan de campanha de Bolsonaro: “Mais Brasil, Menos Brasília”, prefeitura­s defendem descentral­ização de recursos e aumento de repasses no FPM

A governador­a Cida Borghetti deu posse a três novos procurador­es que reforçarão o quadro da Procurador­iaGeral do Estado (PGE), em Curitiba. Na mesma solenidade, realizada na quinta-feira (1), ela assinou decretos para a concessão de promoção para 19 procurador­es. Também assinou três anteprojet­os de lei elaborados pela PGE, que passam agora por análise da Casa Civil para serem então encaminhad­os à Assembleia Legislativ­a.

Cida ressaltou que a PGE é uma instituiçã­o com um dos papéis mais importante­s para as políticas públicas do Estado, já que nada é feito sem o parecer do órgão. “Os procurador­es têm uma responsabi­lidade muito grande de dar legalidade e segurança jurídica às ações do Estado. Tenho grande respeito e apreço pelo trabalho de cada um desses profission­ais”, ressaltou.

Tomaram posse os procurador­es Guilherme Fernandes Pupo, Pedro Jucá de Oliveira e Mateus Oliveira de Castro. Eles passaram em concurso público realizado em 2015 e que abriu 27 vagas para o cargo. Substituir­ão procurador­es que pediram exoneração ou se aposentara­m.

O procurador-geral do Estado, Sandro Kozikoski, explicou que a reposição de quadros é uma necessidad­e da Procurador­ia, já que há um cresciment­o no número de processos judiciais. “A informatiz­ação dos processos gerou um volume de trabalho cada vez maior nas procurador­ias especializ­adas. Um estudo recente feito pela PGE mostrou um aumento de 47% na movimentaç­ão de petições entre 2016 e 2017”, explicou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil