DUPLICAÇÃO -

Ho­mo­lo­ga­ção do resultado de­ve ser fei­ta nos pró­xi­mos di­as; pra­zo pa­ra con­clu­são da obra é de 12 me­ses

Folha de Londrina - - Primeira Página - Si­mo­ni Sa­ris Re­por­ta­gem Lo­cal

O tre­cho en­tre os quilô­me­tros 64 e 65 da PR-445, na al­tu­ra do ri­bei­rão Ca­fe­zal, foi in­ter­di­ta­do pa­ra a cons­tru­ção de vi­gas das pon­tes. O trân­si­to se­gue no sis­te­ma “pa­re e si­ga” até es­te sábado (10). Obras fa­zem par­te da duplicação de 15 quilô­me­tros en­tre Lon­dri­na e o dis­tri­to de Ire­rê (zo­na sul)

Aem­pre­sa lon­dri­nen­se Imai e Bar­re­to En­ge­nha­ria, do Gru­po Ar­ten­ge, foi clas­si­fi­ca­da no pro­ces­so li­ci­ta­tó­rio pa­ra exe­cu­ção das obras de duplicação da ave­ni­da Aminthas de Bar­ros, con­tem­plan­do tam­bém as ru­as Antô­nio de Mo­ra­es Bar­ros e Se­na­dor Souza Na­ves. Os en­ve­lo­pes com as pro­pos­tas fo­ram aber­tos na ter­ça-fei­ra (6) e a em­pre­sa aguar­da a ho­mo­lo­ga­ção do resultado, que de­ve ser fei­ta nos pró­xi­mos di­as.

O pro­je­to prevê o alar­ga­men­to, pavimentação as­fál­ti­ca e obras de in­fra­es­tru­tu­ra na ave­ni­da Aminthas de Bar­ros e ru­as pró­xi­mas e a con­cor­rên­cia es­ti­pu­lou o va­lor má­xi­mo de R$ 3.271.600,38 pa­ra a exe­cu­ção. Os re­cur­sos, ga­ran­ti­dos des­de 2015, são pro­ve­ni­en­tes do Ministério das Ci­da­des, fi­nan­ci­a­dos por meio do Programa Pró-Trans­por­te. O pra­zo de con­clu­são do pro­je­to é de 12 me­ses, con­ta­dos a par­tir da as­si­na­tu­ra da or­dem de ser­vi­ço.

Se­gun­do o Ip­pul (Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sa e Pla­ne­ja­men­to Ur­ba­no de Lon­dri­na), o alar­ga­men­to da ave­ni­da Aminthas de Bar­ros com as ru­as Se­na­dor Souza Na­ves e Antô­nio de Mo­ra­es Bar­ros irá de­sa­fo­gar o trân­si­to na re­gião e ga­ran­tir um aces­so se­gu­ro pa­ra ci­clis­tas e pe­des­tres. Um dos tre­chos a se­rem du­pli­ca­dos pas­sa ao la­do do Ze­rão. O pro­je­to con­tem­pla, en­tre ou­tras ben­fei­to­ri­as, uma ci­clo­via.

O per­so­nal trai­ner Hu­go Fer­nan­do Ro­dri­gues Oliveira tra­ba­lha em uma aca­de­mia na re­gião e re­co­nhe­ce a ne­ces­si­da­de da obra. O flu­xo de veí­cu­los no fi­nal da tar­de e iní­cio da noi­te, dis­se ele, é in­ten­so na ave­ni­da. “É o ho­rá­rio de co­me­ço das au­las e, pa­ra os alunos, é ruim es­se trân­si­to”, co­men­tou. “Mas ti­nha que ter mais opções de tra­je­tos por­que os car­ros ou pas­sam por aqui ou pas­sam na ro­ta­tó­ria do (gi­ná­sio) Mo­rin­gão, que tam­bém é com­pli­ca­do.”

O agri­cul­tor Flá­vio Tur­qui­no tam­bém se quei­xa da falta de opções de ro­tas aos mo­to­ris­tas. “São mui­tos lo­cais na ci­da­de que fi­cam obs­truí­dos no ho­rá­rio de pi­co por­que to­do mun­do tem que pas­sar pe­lo mes­mo tra­je­to. Quan­do fa­zem as cons­tru­ções, não pen­sam no fu­tu­ro e não pla­ne­jam o trân­si­to. Veja só o que acon­te­ceu na Gle­ba Pa­lha­no (zo­na sul).”

Mo­ra­dor da re­gião e fre­quen­ta­dor as­sí­duo do Ze­rão, o agri­cul­tor Gen­sa­ko Ota apro­va a obra de duplicação. No co­me­ço da ma­nhã e no fi­nal do dia, reclama ele, o mo­vi­men­to de veí­cu­los di­fi­cul­ta o trá­fe­go pe­la re­gião, in­clu­si­ve pa­ra pe­des­tres. “Com a duplicação vai fi­car bom por­que aqui é ruim pa­ra atra­ves­sar a pé no ho­rá­rio de muito mo­vi­men­to”, dis­se ele. “Ain­da bem que os mo­to­ris­tas se ha­bi­tu­a­ram a pa­rar na fai­xa pa­ra os pe­des­tres atra­ves­sa­rem. Es­tão bem edu­ca­dos”, elo­gi­ou o to­pó­gra­fo Jo­sé de Lima.

Se­gun­do in­for­ma­ções da se­cre­ta­ria mu­ni­ci­pal de Ges­tão Pú­bli­ca, a em­pre­sa te­ve con­fir­ma­das as pla­ni­lhas e os or­ça­men­tos e, a par­tir des­ta con­fir­ma­ção, ou­tras em­pre­sas po­dem en­trar com recurso. Se is­so não acontecer, a fa­se de ho­mo­lo­ga­ção co­me­ça em 16 de no­vem­bro.

A Imai e Bar­re­to En­ge­nha­ria não quis co­men­tar o resultado do pro­ces­so li­ci­ta­tó­rio an­tes da ho­mo­lo­ga­ção do resultado. A em­pre­sa tam­bém ven­ceu a con­cor­rên­cia pa­ra duplicação da rua Pre­fei­to Fa­ria Lima, cu­jas obras já co­me­ça­ram e de­vem fi­car pron­tas em 2019.

Gi­na Mar­do­nes

O pro­je­to prevê o alar­ga­men­to, pavimentação as­fál­ti­ca e obras de in­fra­es­tru­tu­ra na Aminthas de Bar­ros e ru­as pró­xi­mas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.