Folha de Londrina

Reta final

Restaurant­e Kyodai participa do Festival Cozinha & Sabor concorrend­o na categoria Prato do Ano com o Teishoku Especial

- REPORTAGEM LOCAL

O restaurant­e Kyodai encerra a lista de participan­tes do Festival Cozinha & Sabor com o “teishoku especial”, prato que leva gohan, missoshiru, kobatim, sunomoro e nimono. Votação pela internet da terceira etapa do festival que vai eleger o “Prato do Ano” se encerra neste domingo (11).

É com um dos pratos mais tradiciona­is da culinária japonesa que o Restaurant­e Kyodai participa do Festival Cozinha & Sabor. Servido com gohan, missoshiru, kobatim sunomoro, nimono, o Teishoku Especial concorre à categoria “Prato do Ano” no concurso gastronômi­co promovido pelo Grupo Folha de Comunicaçã­o.

“Há quatro anos, a comida tradiciona­l japonesa ganhou da Unesco (Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. E o Teishoku Especial é o carro-chefe do nosso cardápio desde que abrimos o restaurant­e em Londrina, há 22 anos. Por isso escolhemos esse prato para participar do Festival Cozinha & Sabor”, afirma Amauri Shimizu, proprietár­io do estabeleci­mento.

Ele explica que o prato é composto por várias especiaria­s da culinária oriental. “Entre elas o gohan, que é o arroz branco. O tempurá, que são legumes e camarões empanados. O yakizakana, que é o peixe grelhado, no caso a anchova. O missoshiru, que é a sopa de soja. E o sunomoro, que é um agridoce preparado com pepino. Tem ainda o nimono, que é um cozido japonês, e dois tipos de legumes da estação”, detalha.

Shimizu informa ainda que o Teishoku Especial preparado no Restaurant­e Kyodai serve duas pessoas. “É um prato bastante completo e todo mundo que prova gosta bastante”, garante. Em relação à bebida que melhor se harmoniza com o pedido, ele prefere deixar a critério do cliente. “Depende muito do gosto particular de cada um”, enfatiza.

Ao incluir a culinária japonesa no Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade ou Patrimônio Oral ou Imaterial da Humanidade a Unesco definiu a cozinha nipônica como uma marca da variedade cultural e prova da criativida­de infinita do ser humano. Também integram a mesma categoria, a culinária mexicana, a francesa, a dieta do Mediterrân­eo da Grécia, Itália, Marrocos e Espanha e o kashakar da Turquia.

O título se refere aos costumes, as formas de fazer, maneiras de se expressar, os valores, as comemoraçõ­es, os ritmos musicais, as lendas, o folclore e, obviamente, a gastronomi­a de um povo. A culinária japonesa foi agraciada neste último quesito no dia 4 de dezembro de 2013.

 ??  ??
 ?? LuizdePaul­a/Divulgação ?? Teishoku Especial :carro-chefe do restaurant­e Kyodai é uma das preferênci­as dos clientes
LuizdePaul­a/Divulgação Teishoku Especial :carro-chefe do restaurant­e Kyodai é uma das preferênci­as dos clientes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil