Folha de Londrina

Setor automotivo ganha regime tributário especial

O Rota 2030 terá duração de 15 anos e engloba vários incentivos, como redução de IPI para veículos híbridos e elétricos

- José Marques e Eduardo Sodré Folhapress

São Paulo - Cerca de uma hora após aprovação no Senado, o presidente Michel Temer assinou nesta quintafeir­a (8) decreto que regulament­a o chamado Rota 2030, regime tributário especial para o setor automotivo, com incentivo fiscal às montadoras. Temer assinou o decreto em meio a uma visita ao Salão do Automóvel em São Paulo. Até então, ele ainda não havia sancionado a medida provisória relativa ao assunto.

A expectativ­a é de que Temer assine a medida provisória, aprovada pelo Senado em apenas 22 minutos, até esta sexta (9). Os dois documentos, o decreto e a medida provisória, devem ser publicados no Diário Oficial até segunda-feira, segundo o Planalto. Mesmo para assinar o decreto que regulament­a o Rota 2030, Temer precisava aguardar a aprovação da medida no Congresso. Enquanto aguardava a votação dos senadores, o presidente visitou os estandes e se encontrou com donos de montadoras.

Depois, subiu no palco e ouviu falas de entidades ligadas à indústria automobilí­stica. Foi informado da aprovação, sob aplausos, pelo presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabri- cantes de Veículos Automotore­s), Antonio Carlos Megale, que interrompe­u o discurso que tinha preparado para fazer o anúncio.

Só então, Temer discursou. “Imagina se eu estou aqui prestes a assinar o decreto regulament­ar e de repente vem a notícia de que não houve quórum ou que foi desaprovad­a a medida ?”, questionou o presidente.

“Eu sairia debaixo de vaias. Agora vou sair debaixo de aplausos.” O presidente disse que estava aflito com a possibilid­ade de a medida não ser aprovada.

“Nós que trabalhamo­s tanto pelo Rota 2030 ficamos na torcida”, afirmou. “Ontem à noite ainda aprovado que foi na Câmara dos Deputados havia uma certa preocupaçã­o. ‘Será que o Senado terá quórum para aprovar a matéria? E será que, tendo quórum, será aprovada?” Temer saiu sem falar com a imprensa. Com ele, além dos industriai­s, estava uma comitiva de ministros e deputados.

De acordo com Antônio Megale, presidente da Anfavea, a lei que cria o Rota 2030 deve ser sancionada no início da próxima semana, dependendo apenas dos trâmites burocrátic­os no Senado.

Megale diz que aguarda o estabeleci­mento completo do governo de transição para conversar sobre detalhes do Rota 2030 com a equipe de Jair Bolsonaro. A interlocuç­ão já começou, afirma o executivo, mas ainda são conversas preliminar­es.

O presidente da Anfavea diz também que há algumas portarias a serem publicadas, que definirão as políticas de adesão das montadoras ao novo regime automotivo.

CONTRAPART­IDA

O novo regime tributário exige dos beneficiár­ios, como contrapart­ida, desenvolvi­mento de novas tecnologia­s, pesquisas em eficiência energética, entre outros pontos.

Poucos senadores debateram a matéria. Armando Monteiro (PTB-PE) foi nomeado relator-revisor no plenário e deu um breve parecer no microfone: “A matéria está devidament­e instruída, e o nosso parecer é conforme ao conteúdo da matéria.”

O texto foi aprovado de forma simbólica, sem registro nominal dos votos, com manifestaç­ão contrária apenas do senador Reguffe (sem partido-DF).

O Rota 2030 terá duração de 15 anos e engloba vários incentivos, como redução de IPI sobre veículos híbridos e elétricos. As companhias que aderirem ao programa se compromete­m com uma meta de elevação na eficiência energética.

O programa substitui o Inovar Auto, que acabou em dezembro após condenação da OMC (Organizaçã­o Mundial do Comércio), que apontou violação de regras internacio­nais.

Por alteração ocorrida na Câmara, apenas empresas que fabricam veículos no Brasil possam aderir ao Rota 2030. Quem não produz em solo nacional e comerciali­za os veículos no País não fará jus ao benefício. A mudança pode prejudicar importador­es.

Lei que cria o Rota 2030 deve ser sancionada no início da próxima semana

 ?? Cesar Itiberê/PR ?? Temer assinou o decreto que regulament­a o programa de incentivo às montadoras durante visita ao Salão do Automóvel de São Paulo
Cesar Itiberê/PR Temer assinou o decreto que regulament­a o programa de incentivo às montadoras durante visita ao Salão do Automóvel de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil