Folha de Londrina

Comemoraçã­o do Dia do Rio em Londrina

- Reportagem Local

Para marcar as comemoraçõ­es alusivas ao Dia do Rio (24 de novembro), a equipe do projeto Ecocidadão nas Escolas realizará diversas atividades a partir da próxima semana, em Londrina. A primeira delas será na segunda-feira (12), das 14h às 15h30, no CEEBJA Herbert de Souza, na Vila Nova (região central).

A turma de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) vespertino com 60 alunos receberá os professore­s e ministrant­es da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira e Jorge Akira Oyama. Juntos eles abordarão a questão dos maus-tratos aos animais e a importânci­a dos cuidados em prol da preservaçã­o das águas de rios e lagos.

Maltratar os animais é crime, segundo a legislação brasileira, assim como ter atos de descuido, tráfico e ou acumulação dos bichos. A lei federal nº 9.605/98 e o Decreto nº 6.514/08 tratam deste assunto deixando claro que praticar ato de abuso, maltratar, ferir ou mutilar os bichos silvestres ou domésticos é crime federal. Aquele que for pego praticando uma dessas atitudes pode pegar uma pena de 3 meses a 1 ano de prisão acrescida de multa. A multa por estas práticas criminosas variam de R$ 500 a R$ 3 mil por pessoa. Quem presenciar cenas de maus-tratos pode denunciar pelo 153 ou diretament­e na Sema, pelo (43) 33724770, de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Com relação ao segundo tema, o biólogo da Sema apresentar­á fotos dos rios que banham cada bairro de Londrina e abordará questões como a importânci­a deles para a vida nos mais variados ecossistem­as, a vegetação do entorno dos mesmos, o processo de erosão do solo, as áreas de proteção ambiental e a poluição devido ao forte cresciment­o de centros urbanos.

Segundo a diretora-auxiliar do CEEBJA Herbert de Souza, Maristela Senegalia, durante o primeiro semestre deste ano, os alunos da EJA vespertino e noturno receberam a palestra sobre queimadas e agora conhecerão mais sobre a nova temática do projeto. “Tivemos uma boa receptivid­ade por parte dos alunos, que receberam o projeto sobre queimadas com muita consciênci­a, fizeram a relação com as vivências do dia a dia e puderam pensar na mudança de hábitos. Agora, da mesma forma, esperamos que a palestra sobre os maus-tratos aos animais e a importânci­a dos rios seja bem-vinda.”

Outras cinco unidades de Londrina receberão a equipe do Ecocidadão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil