Após crí­ti­cas ao PT, PDT de Ci­ro re­faz pon­tes com PSDB

Folha de Londrina - - Política - João Pe­dro Pi­tom­bo

Sal­va­dor - Des­de que rom­pe­ram em 2010 uma ali­an­ça que ha­via per­du­ra­do por mais de du­as dé­ca­das no Ce­a­rá, o se­na­dor Tas­so Je­reis­sa­ti (PSDB) e o se­na­dor elei­to Cid Gomes (PDT) não sen­ta­vam na mes­ma me­sa tor­no de um pos­sí­vel pro­je­to po­lí­ti­co co­mum. O hi­a­to foi en­cer­ra­do na se­ma­na pas­sa­da, quan­do am­bos reu­ni­ram­se em Bra­sí­lia pa­ra dis­cu­tir su­ces­são pa­ra a pre­si­dên­cia do Se­na­do, que ocor­re em fe­ve­rei­ro do pró­xi­mo ano.

Um mês de­pois da der­ro­ta de Ci­ro Gomes no pri­mei­ro tur­no da elei­ção pre­si­den­ci­al, o PDT re­for­ça o mo­vi­men­to de afas­ta­men­to do PT, bus­ca uma in­te­gra­ção com ou­tros par­ti­dos da cen­tro-es­quer­da e re­to­ma o diá­lo­go com an­ti­gos de­sa­fe­tos de le­gen­das co­mo o PSDB.

Com o mo­vi­men­to, o par­ti­do pre­ten­de cri­ar uma no­va for­ça de opo­si­ção ao go­ver­no do pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­na­ro (PSL) que pos­sa fa­zer fren­te ao PT, que te­rá 53 de­pu­ta­dos fe­de­rais e seis se­na­do­res a par­tir de 2019. A es­tra­té­gia pas­sa pe­la dis­pu­ta de es­pa­ços nas du­as Ca­sas Le­gis­la­ti­vas.

“Não va­mos ser ini­mi­gos do PT. Mas tam­bém há um con­sen­so na nos­sa ban­ca­da de que não se­re­mos li­de­ra­dos pe­lo PT. Va­mos cons­truir o nos­so ca­mi­nho”, afir­ma o pre­si­den­te na­ci­o­nal do PDT Car­los Lu­pi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.