Ce­le­bra­ção das raí­zes do sam­ba

Es­pe­tá­cu­lo que en­cer­ra a tri­lo­gia do pro­je­to Es­ta­ção Sam­ba se­rá de ce­le­bra­ção e cons­ci­ên­cia da par­ti­ci­pa­ção do po­vo ne­gro na for­ma­ção do Bra­sil

Folha de Londrina - - Folha 2 - Re­por­ta­gem Lo­cal

No mês da cons­ci­ên­cia ne­gra, o pro­je­to Es­ta­ção Sam­ba re­a­li­za­rá nes­te do­min­go (11), o es­pe­tá­cu­lo “Raí­zes do Sam­ba”, no bar Va­len­ti­no, a par­tir das 20h, com com­po­si­ções e nar­ra­ti­vas que aju­dam a com­pre­en­der a his­tó­ria cen­te­ná­ria des­sa cul­tu­ra po­pu­lar bra­si­lei­ra. O es­pe­tá­cu­lo é o úl­ti­mo de uma tri­lo­gia so­bre o sam­ba pro­mo­vi­do pe­lo pro­je­to homô­ni­mo, em 2018, que foi exi­bi­do por oi­to anos na rá­dio UEL-FM. A pri­mei­ra apre­sen­ta­ção do pro­je­to foi “As Bam­bas do Sam­ba” com en­fo­que no pro­ta­go­nis­mo das mu­lhe­res no gê­ne­ro mu­si­cal. A se­gun­da foi “Lu­ga­res do Sam­ba”, que te­ve co­mo te­ma os bair­ros, mor­ros, bo­te­quins e agre­mi­a­ções car­na­va­les­cas, fon­tes de ins­pi­ra­ção nas com­po­si­ções.

Ago­ra, o ter­cei­ro es­pe­tá­cu­lo se­rá de ce­le­bra­ção e cons­ci­ên­cia da par­ti­ci­pa­ção do po­vo ne­gro na for­ma­ção do Bra­sil, so­bre­tu­do com a pro­xi­mi­da­de do Dia da Cons­ci­ên­cia Ne­gra, no dia 20 de no­vem­bro. “Fa­re­mos es­se es­pe­tá­cu­lo pa­ra afir­mar o or­gu­lho de ter­mos e ser­mos uma cul­tu­ra afro-ori­gi­na­da”, afir­ma a pes­qui­sa­do­ra, ro­tei­ri­za­do­ra e apre­sen­ta­do­ra Ju­li­a­na Bar­bo­sa. Se­gun­do ela, em “Raí­zes do Sam­ba”, a es­co­lha do re­per­tó­rio se­gue du­as ver­ten­tes. A pri­mei­ra de­las é uma se­le­ção so­bre a tra­je­tó­ria do sam­ba ur­ba­no. A se­gun­da são sam­bas que fa­lam da ne­gri­tu­de e da lu­ta do po­vo ne­gro pe­la li­ber­da­de, jus­ti­ça e igual­da­de. Ao to­do se­rão 12 com­po­si­ções se­le­ci­o­na­das cri­te­ri­o­sa­men­te pe­la pes­qui­sa­do­ra. An­tes, po­rém, a par­tir das 18h, ha­ve­rá ro­da de cho­ro co­man­da­da pe­lo Clu­be do Cho­ro de Lon­dri­na.

Re­la­ci­o­na­dos à tra­je­tó­ria do sam­ba, ela con­ta que es­ta­rão no es­pe­tá­cu­lo mú­si­cas co­mo “O sam­ba sem­pre foi sam­ba”, de Mau­rí­cio Ta­pa­jós e Nei Lo­pes; “Be­ba­do­sam­ba”, de Pau­li­nho da Vi­o­la; “Pe­lo Te­le­fo­ne”, de Don­ga e Mau­ro de Almeida; “Ago­ni­za mas não mor­re”, de Nel­son Sar­gen­to; “Mo­le­que atre­vi­do”, de Jor­ge Ara­gão, Flá­vio Car­do­so e Pau­li­nho Re­sen­de e “A voz do mor­ro”, de Zé Ke­ti. A ne­gri­tu­de tam­bém vai ser ce­le­bra­da nas le­tras de “Ki­zom­ba, a fes­ta da raça”, sam­ba en­re­do da Vi­la Isa­bel no car­na­val de 1988, com­po­si­ção de Ro­dolpho, Jonas e Luiz Car­los da Vi­la; “Sor­ri­so Ne­gro”, de Jor­ge Por­te­la, Adil­son Bar­ba­do e Jair Carvalho. Ain­da na pro­gra­ma­ção, mú­si­cas tra­di­ci­o­nais co­mo “Meu Deus, meu Deus, es­tá ex­tin­ta a es­cra­vi­dão?”, te­ma do vi­bran­te car­na­val da Tuiu­ti em 2018, com­pos­to por Clau­dio Rus­so, Mo­acyr Luz, Ze­zé, Ju­ran­dir e Aní­bal; “Jon­go do Ir­mão Ca­fé”, de Nei Lo­pes e Wil­son Mo­rei­ra; “Sam­ba dos An­ces­trais”, de Mar­ti­nho da Vi­la e Ro­si­nha de Va­len­ça e “Can­don­guei­ro”, de Nei Lo­pes e Wil­son Mo­rei­ra. To­dos os ar­ran­jos e os ar­ran­jos e di­re­ção mu­si­cal são de Sa­mu­ca Mu­niz, que es­ta­rá no pal­co acom­pa­nha­do do gru­po “Ban­do de Qual­quer Um”, com­pos­to por Sa­mu­ca Mu­niz (vi­o­lão 7 cor­das), Bethâ­nia Pa­ran­zi­ni (ca­va­co e co­ro), An­na­li­sa Powell (flau­ta), Gui­lher­me Vil­le­la (ban­do­lim), Ed­son Ca­mar­go (sur­do), Luiz Gus­ta­vo (pan­dei­ro), Ra­fa­el Fer­nan­des (cuí­ca e re­bo­lo), Sal Vi­ní­cius (cai­xa e re­pi­ques) e Wil­son Sa­rai­va (ca­va­co).

CANTORES NEGROS

Nes­ta edi­ção em­ble­má­ti­ca em co­me­mo­ra­ção à par­ti­ci­pa­ção do ne­gro na for­ma­ção do país, su­bi­rão seis cantores negros lon­dri­nen­ses ao la­do da ban­da, co­mo Glei­ce Re­gi­na, can­to­ra po­pu­lar do sam­ba em Lon­dri­na; Lui­za Bra­ga, voz jo­vem e cheia de gar­ra; Jo­a­quim Bra­ga (o Bra­gui­nha), co­nhe­ci­do can­tor, com­po­si­tor e or­ga­ni­za­dor do car­na­val na ci­da­de; Jo­a­quim An­dré, re­fe­rên­cia das ro­das de sam­ba; o ta­len­to ir­re­ve­ren­te de To­nho Cos­ta e a voz pri­mo­ro­sa de Thiago Bar­ce­los. To­dos os es­pe­tá­cu­los es­tão sen­do gra­va­dos e se­rão exi­bi­dos na pro­gra­ma­ção das rá­di­os UEL FM e Al­mA Lon­dri­na Rá­dio Web.

SER­VI­ÇO

Ma­ri­a­na Agui­le­ra/ Di­vul­ga­ção

Es­ta­ção do Sam­ba: no mês­da cons­ci­ên­cia ne­gra, par­te do re­per­tó­rio do show de do­min­go tra­ta da li­ber­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.