Pau­sa pa­ra o ca­fé ga­ran­te a se­gu­ran­ça

Folha de Londrina - - Especial - Vi­vi­a­ni Cos­ta Re­por­ta­gem Lo­cal

Es­ta­ci­o­nar, jo­gar uma água no ros­to e to­mar um ca­fé. Es­sa é a es­tra­té­gia ado­ta­da pe­lo ca­mi­nho­nei­ro Jo­cie da Luz, na es­tra­da há oi­to anos, pa­ra com­ba­ter o so­no e evi­tar aci­den­tes. “Já ti­ve um co­nhe­ci­do que se en­vol­veu num aci­den­te gra­ve por dor­mir di­ri­gin­do. Ele fi­cou in­vá­li­do”, con­ta. Luz e o ca­mi­nho­nei­ro Gui­lher­me So­a­res moram no Rio Gran­de do Sul e es­tão há 40 di­as fo­ra de ca­sa. A ro­ti­na des­gas­tan­te faz par­te da pro­fis­são.

So­a­res ad­mi­te que o so­no ao vo­lan­te já o fez in­va­dir a pis­ta con­trá­ria. “De­pois dis­so, pa­rei pa­ra dor­mir. Quan­do dá, a gen­te pa­ra, mas às ve­zes não dá pa­ra pa­rar. Tem ho­rá­rio pa­ra cum­prir”, ar­gu­men­ta. Pa­ra ele, o pe­río­do mais di­fí­cil da jor­na­da é por vol­ta das 5h da ma­nhã. “De­pois de to­car o ca­mi­nhão a noi­te to­da, es­se é o pi­or ho­rá­rio. Quan­do co­me­ça a cla­re­ar o dia, o so­no ba­te com for­ça.”

O co­le­ga de pro­fis­são Mau­ro Fer­rei­ra re­do­bra a aten­ção nes­se pe­río­do do dia. “É a ho­ra mais di­fí­cil mes­mo, mas sem­pre que dá so­no a gen­te tem que dar um jei­to de en­cos­tar. Não adi­an­ta fi­car tei­man­do. Tei­mar é ar­ris­car de­mais na es­tra­da”, ava­lia. Quan­do pre­ci­sa­va se­guir com os fre­tes du­ran­te a ma­dru­ga­da, Fer­rei­ra tro­ca­va o jan­tar por um lan­che. “Aí pesa me­nos no estô­ma­go”, ex­pli­ca.

Jo­sé Al­ves do Nas­ci­men­to é ca­mi­nho­nei­ro há 40 anos ga­ran­te que tam­bém en­cos­ta o ca­mi­nhão quan­do o so­no aper­ta. “Já fiz mui­to fre­te pa­ra o Nor­des­te. A vi­a­gem de­mo­ra­va uns 15, 18 di­as, ida e vol­ta. Sem­pre pre­fe­ri des­can­sar, nun­ca fui di­re­to”, co­men­ta. “An­tes de acon­te­cer al­gum aci­den­te, é me­lhor pa­rar.”

“Já ti­ve um co­nhe­ci­do que se en­vol­veu num aci­den­te gra­ve por dor­mir di­ri­gin­do”, co­men­ta Jo­cie da Luz

Jo­sé Al­ves do Nas­ci­men­to ga­ran­te que tam­bém en­cos­ta o ca­mi­nhão quan­do o so­no aper­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.