Folha de Londrina

Governador­es eleitos se encontram com Bolsonaro para debater propostas de atuação conjunta

Encontro com futuro presidente visa debater propostas de atuação conjunta dos Estados e dar panorama sobre pautas centrais como novo pacto federativo

- Diego Prazeres Editor de Política

Iniciativa dos governador­es eleitos de São Paulo, João Doria (PSDB), do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o encontro de futuros governante­s da maioria dos estados da União com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) nesta quarta-feira (14) em Brasília teve o objetivo de debater propostas de atuação conjunta dos Estados e também dar um panorama dos principais problemas. Um dos temas tratados foi a revisão do pacto federativo, bandeira de campanha de Bolsonaro. O governador eleito do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), participou do encontro.

Deputados estaduais da base de Londrina ouvidos pela FOLHA, Tercilio Turini (PPS) e Tiago Amaral (PSB), defendem a rediscussã­o do pacto federativo para aliviar as despesas dos Estados e municípios. “O próprio presidente eleito dizia ser a favor de um novo pacto federativo, com o mote: ‘Mais Brasil e menos Brasília’. Hoje a distribuiç­ão de receitas é extremamen­te vantajosa para o governo federal, que fica com a maior fatia do bolo. Os estados ficam com 25%, e os municípios, 15%, sendo que os municípios é que têm toda a responsabi­lidade de atender a população em serviços essenciais como a saúde primária e a educação básica”, diz Turini.

Amaral vai na mesma linha. Segundo ele, “o Brasil é o único país do mundo onde o nível de distribuiç­ão das receitas é centraliza­do na União”. “Centraliza­r os recursos na União provoca duas questões: a péssima distribuiç­ão desses recursos e a aplicação equivocada. É só pegar o exemplo de Londrina. Quais obras estruturan­tes tivemos aqui nas últimas décadas, ao passo que a cidade arrecadou e contribuiu para o governo por meio de empresas e indústrias sustentáve­is? É um descompass­o completo, as estruturas da União gastam demais e entregam de menos”, questiona.

Outro ponto apontado pelos dois parlamenta­res é que um novo pacto federativo evitaria a chamada guerra fiscal entre os estados, marcada por políticas diferentes de cobrança de impostos e contribuiç­ões que acabam promovendo uma concorrênc­ia nociva e desigual.

RELAÇÃO POLÍTICA

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que a linha central da lógica do novo governo é de construção de uma relação política, onde Estados e o novo Planalto se unam para construir a base da governabil­idade.

Segundo ele, na reunião do presidente eleito com os governador­es, ele ressaltou que é preciso “consorciar responsabi­lidades” e é fundamenta­l que os governador­es possam cooperar para que a agenda congressua­l seja de comum acordo, aí incluindo a Previdênci­a.

“Se der certo, deu certo para todo mundo. Se der errado, deu errado para todo mundo”, disse, se referindo à fala de Bolsonaro e concordand­o com a lógica do novo governo. “Quanto mais rápido sairmos da crise, melhor para todos”, emendou.

Barbalho disse que a carta dos governador­es não fala em fim ou flexibiliz­ação da Lei de Responsabi­lidade Fiscal. Hoje, 16 Estados estão desrespeit­ando a LRF, o Pará não está entre eles. Segundo o governador, por conta das dificuldad­es há Estados que defendem a flexibiliz­ação para este momento de transição.

O único representa­nte do Nordeste na reunião foi o governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT). “Todos do Nordeste gostariam de estar aqui. O que acontece é que é uma iniciativa de três governador­es eleitos e não do presidente eleito”, destacou Dias, sobre as ausência dos colegas de sua região.

Ele afirmou que os governador­es eleitos do Nordeste têm “todo interesse” em trabalhar em conjunto com a Federação a partir do próximo ano. “Estou bastante animado que vamos poder dialogar. A disposição do Nordeste é do diálogo”, afirmou ao chegar no evento.

 ?? Divulgação ?? Governador eleito do Paraná, Ratinho Jr., foi um dos que participar­am da reunião com Jair Bolsonaro em Brasília
Divulgação Governador eleito do Paraná, Ratinho Jr., foi um dos que participar­am da reunião com Jair Bolsonaro em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil