Folha de Londrina

Brexit passa em primeiro teste político

- Lucas Neves Folhapress

Paris, França

- Os principais integrante­s do gabinete da primeira-ministra britânica, Theresa May, deram sinal verde nesta quarta-feira (14) para o acordo sobre o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) fechado na véspera por negociador­es britânicos e europeus.

“Acredito fortemente, com minha cabeça e meu coração, que ele atende da melhor maneira aos interesses do Reino Unido como um todo”, disse a chefe de governo, ao fim de uma reunião de cinco horas em Downing Street, em Londres.

“A escolha diante de nós é clara. Esse acordo, que responde ao voto majoritári­o no plebiscito e nos devolve o controle de nossa moeda, de nossas leis e fronteiras, põe fim à livre circulação, protege empregos, segurança e nossa união como reino, ou uma saída sem acordo, ou nem sequer um Brexit”, completou.

May afirmou que irá ao Parlamento nesta quintafeir­a (15) para apresentar e defender os termos do texto e observou que o endosso de seus ministros não foi alcançado facilmente - não está claro se ele foi unânime.

Durante toda a quarta, a imprensa britânica especulou sobre nomes do gabinete que poderiam renunciar por discordar do teor do documento redigido em Bruxelas, mas não houve deserções nem antes, nem durante o longo encontro.

O último a deixar o governo foi o secretário de Transporte, Jo Johnson, que, na última sexta (9), disse que May se preparava a oferecer ao Parlamento britânico uma escolha “entre a vassalagem e o caos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil