Folha de Londrina

Entidades de Londrina pedem que novo governo priorize obras de logística

Documento com demandas prioritári­as definidas por comissão regional de infraestru­tura será levado ao governador eleito nas próximas semanas

- Aline Machado Parodi Reportagem Local

AComissão de Infraestru­tura da região de Londrina pretende entregar um documento ao governador eleito Ratinho Júnior (PSD) com a listagem das cinco obras prioritári­as para o desenvolvi­mento da região e informaçõe­s sobre o acompanham­ento realizado pela comissão.

Ainda não foi definida a data para a reunião com o governador eleito, mas de acordo com o presidente da Acil (Associação Comercial e Empresaria­l de Londrina), Cláudio Tedeschi, deve ser nas próximas semanas. “Tenho conversado com o governador por telefone e ele está disposto a marcar essa reunião. A ideia é detalhar para ele um por um dos projetos. Ele disse que vê com bons olhos pautarmos o governo”, afirmou Tedeschi.

O presidente da Acil enfatizou que as obras são reivindica­ções antigas na área de logística e transversa­is para toda a economia. “Vamos continuar fazendo pressão, pois deu resultado. Havia coisas paradas há 20 anos”, enfatizou. Foram elencados como prioridade­s o Contorno Norte; viaduto da Bratislava em Cambé; viaduto na avenida Angelina Ricci Vezozzo; duplicação da PR-445 nos trechos do Distrito de Irerê, em Londrina, e Mauá da Serra; e a ampliação do Aeroporto Governador José Richa. A comissão faz o acompanham­ento do andamento das demandas.

A comissão de infraestru­tura é formada por representa­ntes da Assembleia Legislativ­a, da Acil, da SRP (Sociedade Rural do Paraná), do Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetur­a de Londrina), Sindimetal, Sinduscon Norte, AML (Associação Médica de Londrina) e pelo Grupo FOLHA.

O deputado estadual Tiago Amaral (PSB) afirmou que a expectativ­a é que o governo eleito inclua as prioridade­s nos investimen­tos na área de infraestru­tura. A preocupaçã­o da comissão é com duplicação da PR-445. Ainda não existe projeto para a obra. “O Ratinho ( Júnior) já falou que vai observar primeiro os que já tem projeto pronto. A nossa preocupaçã­o é ficarmos no fim da fila”, ressaltou o parlamenta­r.

O deputado espera que a governador­a Cida Borghetti (PP) libere a licitação do projeto antes do fim do mandato. “Com a licitação feita já daria uma segurança maior”, afirmou.

O DER-PR (Departamen­to de Estradas e Rodagens do Paraná) informou por e-mail que “está no planejamen­to do órgão para 2019 contratar o projeto de duplicação para o trecho entre o Distrito de Irerê até Mauá da Serra. Após essa etapa, o DER-PR irá verificar a adequada divisão em lotes para possibilit­ar a licitação da obra.”

O órgão também informou que a licitação para construção dos dois viadutos na BR369 estão em elaboração. A liberação para realização do processo licitatóri­o foi anunciado pela governador­a, em julho, na Acil. A demora na licitação foi questionad­a na reunião da comissão, realizada na última segunda-feira (12). “Cobramos de forma firme. Passaram quatro meses daquele anúncio e não ainda não foi oficialmen­te licitado. Nos informaram que o atraso foi por mudança da fonte recursal, que agora será por financiame­nto do Banco do Brasil”, informou Amaral.

AEROPORTO

Durante reunião da comissão o superinten­dente da Infraero, Ademir Gauto, informou que até o final de novembro estará pronto o projeto de ampliação e modernizaç­ão do Aeroporto de Londrina, com detalhamen­to da engenharia, valores, prazos e o plano de execução de cada etapa.

“Dessa forma, o projeto poderá ser licitado e executado por etapas. Se não houver verba para tudo, as obras podem começar pela ampliação da pista. Outro ponto importante é que o projeto de ampliação está sendo acompanhad­o por uma equipe da Infraero. Quando ele estiver concluído, também já estará aprovado pela Infraero, evitando que a empresa tenha que refazer e atrase o andamento do processo”, explicou Amaral.

Vamos continuar fazendo pressão, pois deu resultado. Havia coisas paradas há 20 anos"

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil