Folha de Londrina

Inteligênc­ia Artificial detecta situações de risco na condução de veículos

Solução lançada na última terça-feira (13) monitora comportame­nto do motorista através de câmera e emite alertas em tempo real

- Mie Francine Chiba Reportagem Local

Empresas de tecnologia de gestão de frota estão aplicando inteligênc­ia para identifica­r e analisar informaçõe­s sobre o comportame­nto dos motoristas com o objetivo de educar os condutores, prevenir acidentes e ao mesmo tempo gerar economia para as empresas. Estima-se que 90% dos acidentes são causados por falha humana, e que uma fatalidade no trânsito pode custar mais de um milhão para uma empresa.

Na avaliação de Cristiano Caporici, gerente de Comunicaçã­o e Marketing do Grupo Tecnowise, holding de tecnologia aplicada à educação e segurança no trânsito, os condutores têm um importante papel na evolução do trânsito e da mobilidade. “A mobilidade humana é feita por e para as pessoas. Cada um tem um papel protagonis­ta na mobilidade que é muito importante”, diz. Com informaçõe­s sobre o comportame­nto dos motoristas em mãos, os gestores de frotas podem avaliar e capacitar cada condutor individual­mente. “Se eu avalio esses dados, determino o perfil e sei quais os gaps de cada condutor, consigo treiná-lo especifica­mente naquela dificuldad­e.”

Durante a Safety Experience, evento organizado pela londrinens­e Veltec e patrocinad­o pelo Grupo Tecnowise, foram lançadas soluções que ajudam empresas a identifica­rem e corrigirem o comportame­nto do condutor. A Veltec apresentou o Vsafe, que acrescento­u ao sistema de telemetria da companhia câmeras instaladas na cabine e no exterior dos caminhões para detectar situações de risco em tempo real. Através da câmera da cabine do caminhão, a tecnologia embarcada no veículo utiliza inteligênc­ia artificial para identifica­r o comportame­nto do condutor. Os aparelhos funcionam mesmo à noite e mesmo que o motorista esteja usando óculos escuros, pois são equipados com infraverme­lho.

As infrações são reportadas ao gestor de frotas e também ao condutor em tempo real. Ao motorista, são enviados alertas sonoros e visuais por meio de um dispositiv­o instalado no painel do veículo para que ele possa tomar providênci­as imediatame­nte e evitar que o acidente aconteça.

“A maioria das soluções que existem no mercado mostra os problemas depois que eles já acontecera­m. Nós ajudamos o motorista na hora, para que ele tenha a possibilid­ade de tomar uma decisão antes de causar um acidente. E caso ele não tome providênci­as, todas essas infrações são enviadas para o sistema. Esse pedacinho de vídeo em que houve a infração é enviado para o sistema na nuvem, e todo gestor da frota pode entrar depois, olhar esses vídeos e identifica­r quais os motoristas com mais infrações de comportame­nto”, explica. “O que a gente faz é um processo de capacitaçã­o do motorista em tempo real”, ele completa. Com essas informaçõe­s em mãos, o gestor também pode direcionar melhor as ações de treinament­o e conscienti­zação que deve executar a fim de capacitar sua frota.

Distração, sonolência, uso de telefone celular e consumo de cigarro ao volante são as situações que são identifica­das e reportadas pela tecnologia. “São comportame­ntos que a telemetria não identifica­va, porque na telemetria eu pego basicament­e dados que vêm do veículo, como velocidade, frenagem brusca, falha no motor”, observa Giovani Benedetti Penha, diretor de tecnologia da Veltec. Do lado de fora do caminhão, a câmera vigia a pista, monitorand­o a distância do caminhão com o veículo da frente e tempo de colisão, por exemplo.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil