Folha de Londrina

Ferramenta avalia condutor e aponta treinament­o adequado

- (M.F.C.)

Ao aplicar uma ferramenta de inteligênc­ia de negócio (Business Intelligen­ce - BI) à própria frota de veículos, a WisePro BI, empresa do Grupo Tecnowise, conseguiu no período de três meses diminuir em 30% as infrações de excesso de velocidade e pela metade as multas, gerando economia de 68,7%. A ferramenta se vale de 68 indicadore­s para avaliar o perfil do motorista e atribuir a ele um score com o grau de exposição a riscos. Dentre os indicadore­s estão informaçõe­s de CNH de bancos de dados oficiais, telemetria e informaçõe­s de SAC (Serviço de Atendiment­o ao Consumidor).

Após a avaliação, o motorista passa por treinament­o com foco nas suas deficiênci­as através de uma plataforma de educação e de um simulador de direção veicular. As mudanças no comportame­nto do motorista são acompanhad­as pela ferramenta, que aponta ainda quais os impactos da operação da frota nos custos da empresa. “Além de educar o condutor, mudar o seu comportame­nto, a gente facilita a vida do gestor”, salienta Juliana Aureliano, diretora de produtos do Grupo Tecnowise. A WisePro BI nasceu no ano passado para atender ao mercado de gestão de frotas.

Durante o evento, o Tecnowise fez demonstraç­ões com o seu simulador de direção. Aureliano explica que o simulador pode ser utilizado como suporte para a ferramenta de BI, tanto para treinament­o quanto para avaliação dos condutores. “Você pode usar para avaliar o condutor e, depois de traçar o perfil do condutor, o WisePro BI vai traçar a trilha para treinament­o EAD e também para o treinament­o com o simulador.”

68 indicadore­s são usados para atribuir um score ao motorista

 ??  ?? Juliana Aureliano, diretora de produtos do Grupo Tecnowise: “Além de educar o condutor, mudar o seu comportame­nto, a gente facilita a vida do gestor”
Juliana Aureliano, diretora de produtos do Grupo Tecnowise: “Além de educar o condutor, mudar o seu comportame­nto, a gente facilita a vida do gestor”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil