Folha de Londrina

Um doce presente de Natal

- Fale com o colunista: avenidapar­ana@folhadelon­drina.com.br

Faltam 40 dias para o Natal. Sei que dizer isto hoje em dia não é politicame­nte correto, mas eu adoro a festa do nascimento de Jesus! Para mim, é o tempo do reencontro, uma espécie de ensaio da eternidade que há de vir para cada um de nós. Gosto de voltar em pensamento aos Natais de São Paulo, de Araçatuba, de Atibaia, de Agudos... Gosto de entrar novamente nas casas iluminadas da Rua Castro Alves, da Rua Brigadeiro Galvão, da Rua Tangará, da Rua Cristiano Olsen... Gosto de abraçar meu pai, minha mãe, Vó Maria, Vô Briguet, Tia Celina, Tio Vicente... Gosto de contemplar o presépio aos pés da árvore enfeitada... Gosto de dar e receber presentes, nem que sejam na forma de uma palavra carinhosa...

Neste Natal, eu já recebi um presente. Veio de meu amigo Ivo Pessoa, um dos maiores cantores do Brasil. Há muitos anos acompanho o trabalho do Ivo e admiro a sua rara combinação de talento e técnica, personific­ados numa voz que, por si só, é um presente de Deus.

Mas agora o Ivo se superou. A canção “Doces Natais” - que tive o prazer de ouvir, em primeira mão, nesta semana - é um daqueles “clássicos de nascença”, que desde já entra para o rol das grandes canções natalinas. Bons cantores, de certa maneira, são também compositor­es. Na voz de um Bing Crosby, de uma Billie Holiday, de um Nelson Gonçalves, uma canção mediana pode se tornar um clássico. Eles “emprestam” as suas personalid­ades às músicas que cantam. O caso de Ivo é um pouco diferente: além de cantor, ele também compõe, e com maestria.

Nestes tempos em que o Natal foi se esvaziando de toda simbologia religiosa, “Doces Natais” surpreende por ousar dizer o nome do principal motivo da festa: Jesus. Os propagandi­stas do “estado laico” que me perdoem, mas o meu coração tem dono e tem fé. E o de Ivo Pessoa também, pois sua música resgata o verdadeiro e autêntico sentido da festa.

É uma pena que o jornal não tenha som, mas vou reproduzir aqui a letra de “Doces Natais”, na esperança de que você possa ouvi-la, na voz de Ivo Pessoa, nestes 40 dias que nos separam do Natal:

DOCES NATAIS

(Letra e música de Ivo Pessoa)

“Eu sempre me lembro De doces natais Das noites felizes Que não voltam mais

Casa iluminada

Família reunida Celebrando o amor que ao nascer Vai trazer a vida

Por amor à vida

Por amor

Imagino que volto no tempo e te encontro numa noite de Natal

E vamos curtir cada segundo pois é tudo tão fugaz, veloz, especial

E o meu presente é poder te abraçar Peço a Jesus pra te abençoar

E no mundo todo o milagre acontece Por ser algo lindo e sem igual Corações se abrem e agradecem por viverem outra noite de Natal

E a humanidade pode se abraçar Em toda guerra, trégua pro amor ficar...”

 ?? Shuttersto­ck ??
Shuttersto­ck

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil