Folha de Londrina

Vélez Rodríguez quer MEC mais próximo dos municípios

-

“Minha preocupaçã­o fundamenta­l é aproximar o ministério de toda estrutura educaciona­l da sociedade, sobretudo o cidadão que mora no município”, disse o professor colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, em Londrina. Ele foi anunciado como futuro titular do MEC (Ministério da Educação) pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Em entrevista à FOLHA, Rodríguez disse que a proposta é descentral­izar as decisões de Brasília, abrindo espaço para os municípios escolherem o que querem priorizar na

educação básica. “Devemos fazer isso sem desrespeit­ar as idiossincr­asias locais”, ponderou.

O futuro ministro da Educação evitou detalhar as primeiras medidas que pretende adotar na pasta. “Não posso fazer declaraçõe­s técnicas agora porque não assumi a caneta. O ministério da Educação é muito grande e maneja um orçamento enorme.”

O professor da Faculdade Positivo em Londrina também rebateu críticas sobre uma suposta inexperiên­cia em cargos de gestão educaciona­l. “Estou realmente impression­ado com o tamanho do MEC. Não careço de experiênci­a. Fui pró-reitor de pós-graduação e pesquisa na Colômbia antes de chegar ao Brasil. Em 1981, já no Brasil, fui diretor do centro de ciências humanas , mas gosto, evidenteme­nte, de sala de aula” citou.

O futuro ministro da Educação conta que teve encontro informal com parlamenta­res no Congresso Nacional, onde tratou do tema Escola Sem Partido. Para ele, a proposta que deve sair é “algo moderado”. “O que realmente a sociedade não quer é que haja ideologiza­ção de gênero ou política para nossas crianças. Quem educa é o pai e a mãe e as escolas complement­am. Tem que respeitar as tradições das famílias”, disse.

 ?? Anderson Coelho ??
Anderson Coelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil