Folha de Londrina

Palmeiras conquista décimo título brasileiro

-

O Campeonato Brasileiro tem um campeão indiscutív­el. Invicto há 22 jogos, dono do maior número de vitórias, time que mais marcou gols e que menos sofreu na competição, o Palmeiras bateu o Vasco por 1 a 0 no domingo (25) em São Januário e chegou ao seu décimo título nacional. A festa no Rio, em São Paulo e Brasil afora é do Palmeiras.

A conquista deste domingo coroa uma campanha quase irrepreens­ível a partir da reta final do primeiro turno. Depois de um início titubeante sob o comando de Roger Machado - que deixou a equipe em julho, na sétima posição -, o clube paulista trouxe de volta o velho conhecido

Luiz Felipe Scolari e não perdeu mais na competição.

O título também demonstra mais uma vez que, enquanto bons times vencem jogos, bons elencos ganham campeonato­s. E o Palmeiras tem os dois. O décimo título nacional do clube se tornou realida- de mesmo que Felipão tenha usado mais de duas dezenas de jogadores diferentes ao longo do Brasileirã­o. Ainda assim, diante do Vasco a equipe chegou a 22 partidas sem perder no torneio.

O grande vencedor talvez seja o técnico gaúcho. Voltar para o futebol brasileiro e relembrar o fracasso da seleção na Copa de 2014 nunca desanimara­m o treinador. Mas a distância também lhe fazia bem. Como era pelo Verdão, Felipão matou no peito a responsabi­lidade e se fez campeão mais uma vez, na conquista do Brasileirã­o pelo Palmeiras.

O treinador, que nesta temporada completou 70 anos e chegou a dizer que ainda “faz tudo como os meninos de 20 anos”, mudou a concepção generaliza­da de que técnico veterano havia perdido a mão. Ele furou a onda dos novatos que assumiram times grandes, como Rogério Ceni, Maurício Barbieri, Jair Ventura, Osmar Loss e alguns outros mais que ficaram pelo caminho.

Na mesma onda, alguns clubes mudaram a mão e trataram de correr atrás de técnicos mais experiente­s. O Atlético-MG, por exemplo, buscou Levir Culpi. O Santos se rendeu a Cuca. Dorival assumiu o Flamengo.

 ?? Ide Gomes/Framephoto/Estadão Conteúdo ??
Ide Gomes/Framephoto/Estadão Conteúdo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil