Folha de Londrina

Handebol comemora grande ano e projeta 2019

Após pódio na Liga Nacional e título na base, time londrinens­e quer se fortalecer e implantar centro da Confederaç­ão Brasileira na cidade

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Ohandebol de Londrina comemora o fim da temporada 2018 com todos os objetivos traçados para o ano alcançados. A equipe voltou ao pódio na Liga Nacional e conquistou um título nacional na categoria juvenil.

“Traçamos dois objetivos para o ano, que era ficar entre os três primeiros da Liga e buscar uma vaga na Mundial Escolar em 2019. E conseguimo­s alcançar tudo que foi planejado”, apontou o técnico Giancarlos Ramirez.

Na principal competição do ano, a Liga Nacional Masculina, a MRV/Unicesumar/Paiquerê FM/Unimed Londrina superou a colocação de 2017 e fechou em terceiro lugar. A equipe perdeu para o forte time do Taubaté (SP) na semifinal e depois venceu o São Caetano na disputa da terceira posição. “Fizemos grandes jogos na fase final e por isso o balanço é positivo. Com o terceiro lugar, os nossos jogadores garantem o Bolsa Atleta para o ano que vem e isso vai nos ajudar a manter uma base”, frisou Ramirez. O Bolsa Atleta é um programa do governo federal, que repassa R$ 1 mil a cada jogador durante 12 meses.

Outro objetivo alcançado foi o título no domingo (25) dos Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal. A conquista, de forma invicta, garante vaga para a equipe londrinens­e nos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem no ano que vem no Catar. O time tem uma parceria com o Colégio Estadual Marcelino Champagnat e é comandado pelo técnico Leandro Carreira.

“O sentimento é de extrema felicidade, já que o projeto consegue ‘alimentar’ a categoria adulta. A cada partida, a gente vê esse cresciment­o. O resultado é incrível e nos traz ótimas perspectiv­as, principalm­ente pensando na continuida­de desses meninos aqui em Londrina”, afirmou Carreira. Desta equipe campeã, cinco atletas fazem parte do time adulto.

O handebol de Londrina conquistou ainda o terceiro lugar nos JAP’s (Jogos Abertos do Paraná) e foi vicecampeã­o paranaense ao perder a final para Maringá no domingo, por 23 a 15. “Jogamos bem desfalcado­s por alguns jogadores que atuaram na Liga e não poderiam jogar no Estadual, além dos meninos que estavam nos Escolares. Completos, tínhamos grandes chances de ganhar”, explicou Ramirez.

Para 2019, o treinador espera poder fortalecer a equipe e concretiza­r a implantaçã­o do Centro de Treinament­o da CBH (Confederaç­ão Brasileira de Handebol) em Londrina. O projeto da construção de um ginásio está protocolad­o no Minis- tério do Esporte. “Precisamos de estrutura e mecanismos para que o trabalho seja duradouro. Com este centro, vamos conseguir patrocinad­ores e atender a toda a comunidade. Precisamos do apoio dos nossos representa­ntes para que saia do papel”, reivindico­u Ramirez.

 ??  ??
 ?? Divulgação ?? No domingo, equipe adulta (foto) foi vice-campeã paranaense mesmo desfalcada e juvenil foi campeã dos Jogos Escolares da Juventude
Divulgação No domingo, equipe adulta (foto) foi vice-campeã paranaense mesmo desfalcada e juvenil foi campeã dos Jogos Escolares da Juventude
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil