Folha de Londrina

NA ESPANHA -

Conmebol estava decidida a levar decisão para o Catar até intervençã­o do presidente da Fifa

- Alex Sabino Folhapress

O estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, vai receber o segundo jogo da final da Copa Libertador­es, entre River Plate e Boca Juniors. A partida, que foi adiada após confusão na Argentina no último dia 24, está marcada para o dia 9 de dezembro. Palco da decisão foi definido após interferên­cia da Fifa.

São Paulo - O local do segundo jogo da final da Copa Libertador­es, entre River Plate e Boca Juniors, finalmente está decidido. A partida será disputada no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, no dia 9 de dezembro.

A preferênci­a da Conmebol, desde o adiamento da partida do último dia 24 no Monumental de Núñez, era por Doha, já que o governo do Catar havia oferecido uma série de vantagens financeira­s para que a partida acontecess­e no Oriente Médio. O contrato estava pronto para ser assinado, até que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, sugeriu que a final acontecess­e na Europa.

O mandatário da Conme- bol, Alejandro Domínguez, consultou o governo do Catar, que aceitou manter os valores a serem pagos com a condição de que a partida acontecess­e no Parque dos Príncipes, em Paris, estádio do PSG, clube que pertence a empresa ligada à família real do Catar.

Em nome do bom relacionam­ento entre a Conmebol e os organizado­res da Copa de 2022, Domínguez pediu para que os catarianos reconsider­assem e aceitassem que a partida acontecess­e em Madri, já que o estádio do Real é maior, assim como a colônia argentina na Espanha, o que garantiria estádio cheio e maior visibilida­de. Foi atendido.

O país do Oriente Médio vai pagar a hospedagem, a viagem das duas equipes e uma premiação de US$ 7 milhões (cerca de R$ 28 milhões) a ser dividia pelos finalistas. O River também vai receber o dinheiro necessário para ressarcir os torcedores que compraram ingressos para a partida adiada do último sábado (24).

A Qatar Airways assinou no final do mês passado contrato de patrocínio com a Conmebol e também estampa a marca no uniforme do Boca Juniors. Após falar com Infantino, Domínguez ficou preocupado com a possibilid­ade de que a final entre River e Boca, considerad­a histórica pela entidade, ficasse escondida no Catar e fosse jogada em um estádio sem lotação máxima. Além da oferta de Doha que foi aceita pela Conmebol, a entidade recebeu propostas de levar a partida para Miami, nos EUA, e Medellín, na Colômbia. Mas era menos dinheiro na mesa.

Será a primeira vez que a Libertador­es será decidida fora da América do Sul. A partida vai acontecer na mesma cidade da final da próxima Liga dos Campeões, torneio que serve de modelo para a Conmebol fazer a Libertador­es.

A realização da partida ainda depende de decisão da comissão disciplina­r da Conmebol. O Boca Juniors entrou com pedido para ficar com os pontos do jogo e, com isso, ser campeão. O confronto do último dia 24, em Buenos Aires, foi adiado porque o ônibus que levava a delegação do Boca para o estádio foi atacado com paus e pedras.

 ?? Jose Campos Rojas/Shuttersto­ck ??
Jose Campos Rojas/Shuttersto­ck
 ?? Gerard Julien/AFP ?? Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, receberá primeira final do torneio continenta­l fora da América do Sul
Gerard Julien/AFP Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, receberá primeira final do torneio continenta­l fora da América do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil