Folha de Londrina

COMPOSIÇÃO

Confirmado por Ratinho Junior para chefiar a pasta no novo governo, deputado estadual pelo PSD fala em diálogo forte com a sociedade civil, pactos de estratégia­s e transparên­cia

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Ratinho Jr. anuncia Guto Silva, atual vicepresid­ente da Assembleia Legislativ­a, para a chefia da Casa Civil

Curitiba

- O governador eleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD), confirmou nessa quinta-feira (29) que o deputado estadual Guto Silva (PSD), de 41 anos, chefiará a Casa Civil a partir de janeiro de 2019. Atualmente primeiro vice-presidente da AL (Assembleia Legislativ­a), o parlamenta­r mantém boa interlocuç­ão com representa­ntes de diferentes partidos na Casa. Apesar do cargo no Executivo ser estritamen­te político, ele disse que pretende dar um “viés diferente”.

“Sobretudo pelo que represento­u o resultado das urnas, um diálogo mais forte com a sociedade civil organizada, pactuando algumas mudanças, pactuando com a sociedade civil alguns contratos, pactuando as estratégia­s e dando maior transparên­cia a todos os atos do governo”, afirmou. “Naturalmen­te, na relação com a Assembleia e na condução política a gente tem condições de fazer essa articulaçã­o. Mas a linha nova é trabalhar com projetos es- pecíficos, projetos estruturan­tes, que vão projetar o Paraná para daqui a dez ou vinte anos”, prosseguiu.

O objetivo, segundo Silva, “é focar mais nessa linha de planejamen­to e de gestão”. O futuro secretário é formado em Administra­ção de Empresas com habilitaçã­o em Comércio Exterior pela Univali (Universida­de do Vale do Itajaí, doutorando em Gestão de Negócios pela Universida­d de Misiones (Posadas, Argentina) e tem MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School, de Curitiba. Também é professor de pós-graduação na área de comércio exterior e de graduação na área de Administra­ção, além de consultor especial do Sebrae para assuntos internacio­nais.

O deputado destacou que já escreveu uma série de livros sobre logística, comércio exterior e gestão global, motivo pelo qual estaria habituado ao mundo corporativ­o. “A ideia é se alinhar nesse sentido, que os projetos estruturan­tes que vão transforma­r o Paraná não fiquem embaixo da mesa, que sejam colocados como prioritári­os. Essa é a decisão do governador, para ganhar velocidade, ter entrega à sociedade. Queremos que a sociedade participe de forma efetiva e construtiv­a”.

Reeleito com mais de 66 mil votos para um segundo mandato, Guto Silva faz parte da equipe de transição, esteve com o futuro governador em Nova York, nos Estados Unidos, e já era há tempos especulado na função. Com a licença dele, Cantora Mara Lima (PSC), que ficou como primeira suplente, assumirá uma cadeira na AL.

Conforme a FOLHA adiantou, porém, a tendência é de que mais um deputado estadual troque o Legislativ­o pelo Palácio Iguaçu, abrindo espaço para Hussein Bakri (PSD), na segunda suplência, ser o líder do governo na Casa. A própria Mara Lima, na Ação Social, e Márcio Nunes (PSD), na Agricultur­a, são alguns dos cotados.

Por enquanto, Ratinho Junior confirmou: Renato Feder para a Secretaria de Educação, Letícia Ferreira como procurador­a-geral do Estado e o general Carbonell para a Secretaria de Segurança Pública. A expectativ­a é de que nos próximos dias a Fundação Dom Cabral, contratada por ele para “redesenhar” a estrutura das pastas, entregue o estudo detalhado do primeiro escalão. A intenção é anunciar todos os nomes até o final do ano.

REPERCUSSíO

Em nota, o governador eleito comentou que a escolha atende ao projeto que ele quer implantar em seu governo. “Além de ser um dos políticos de destaque dessa nova geração, o Guto Silva é dinâmico e tem um ótimo relacionam­ento com as lideranças políticas do Paraná, tem trânsito, é respeitado em todos os segmentos da sociedade e já acumula uma boa experiênci­a na atividade parlamenta­r”.

Presidente do Sistema Fercomérci­o-PR e vice-governador eleito, Darci Piana foi na mesma linha. “O Guto silva é um deputado muito dedicado e muito preparado para assumir a Casa Civil. Além de ser relacionar muito bem com o governador eleito, ele está muito bem está afinado com o plano de governo para transforma­r o Paraná no melhor Estado brasileiro. O Paraná ganha muito com Guto Silva na Casa Civil”, destacou.

“Eu já tinha essa expectativ­a. Para mim, seria claro o Guto Silva ser indicado tanto para presidir a Assembleia ou chefiar a Casa Civil. Ele é habilidoso e tem excelente trânsito em todos os segmentos da sociedade. Eu endosso o seu nome e parabenizo o governador eleito Ratinho Junior pela escolha”, completou o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo.

Para o senador eleito Oriovisto Guimarães (PODE), que fazia parte da mesma chapa de Ratinho, a indicação foi muito positiva. “Além de conhecer bem as demandas do Etado do Paraná, por sua atuação política, ele tem um perfil inovador e uma visão de mundo que vai além de nossas fronteiras. Acredito que será um dos mais valiosos assessores do governador”.

Ele é habilidoso e tem excelente trânsito em todos os segmentos da sociedade”

 ?? Pedro de Oliveira/Alep ?? Guto Silva, atualmente é primeiro vice-presidente da Assembleia e foi reeleito para o segundo mandato com mais de 66 mil votos
Pedro de Oliveira/Alep Guto Silva, atualmente é primeiro vice-presidente da Assembleia e foi reeleito para o segundo mandato com mais de 66 mil votos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil