Folha de Londrina

AVENIDA PARANÁ

Futuro ministro da Educação, Ricardo VélezRodrí­guez, visita duas instituiçõ­es da cidade

- Fale com o colunista: avenidapar­ana@folhadelon­drina.com.br

Na manhã da última terça-feira, o futuro ministro da Educação, Ricardo VélezRodrí­guez, visitou duas das mais importante­s instituiçõ­es de nossa cidade: a Folha de Londrina e o Colégio Mãe de Deus. Como sabem os meus sete leitores, dou muito valor ao caráter simbólico dos acontecime­ntos; e a visita de Vélez ao jornal e à escola mais tradiciona­is de Londrina reveste-se de um importante significad­o. Ambas as instituiçõ­es a Folha e o CMD - têm por linhas-mestras o conceito de liberdade, os valores cristãos e o profundo compromiss­o com o desenvolvi­mento sociocultu­ral de nossa comunidade. A Folha acaba de completar 70 anos; o CMD, fundado em 1936, comemora neste ano o jubileu do fundador Padre Kentenich e os 80 anos de inauguraçã­o da sede de colégio, primeiro prédio de alvenaria da cidade.

Na visita à Folha, Ricardo Vélez falou de seus planos para a descentral­ização do sistema educaciona­l brasileiro. “As pessoas vivem nos municípios, e é nos municípios que se dará o salto qualitativ­o da educação”, disse o futuro ministro ao superinten­dente José Nicolás Mejía e à diretora Alessandra Andrade Vieira.

No Mãe de Deus, o novo ministro foi recebido pela equipe pedagógica do colégio e mais de 100 crianças, que lhe fizeram uma singela homenagem com música e alegria. Reproduzo a seguir a carta de felicitaçõ­es entregue ao ministro pela gestora do CMD, Irmã Rosa Maria Ruthes: “Senhor Ministro,

O Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstat­t e a equipe do Colégio Mãe de Deus, respectiva­mente filiado e sediado em Londrina, têm a alegria e a honra em parabenizá-lo pela nomeação como Ministro da Educação durante o exercício do mandato do Presidente Jair Bolsonaro. É sabido que V. Sa. enfrentará inúmeros embates políticos e também de ordem espiritual durante seu exercício ministeria­l, por essa razão nos unimos em oração para que o Espírito Santo seja seu auxílio nesse pleito.

Declaramos nosso apoio à V.Sa. assim que soubemos dos seus primeiros objetivos em relação às mudanças necessária­s e que nossa educação tomou nesses últimos anos. Temos acompanhad­o diuturname­nte o grande prejuízo que nossos estudantes vêm sofrendo ao longo desses anos. É de fato estarreced­or o que tem sido formado nas carteiras estudantis de base pública. Cidadãos sem nenhum poder crítico, sem referência­s de ideais, sem orientação à mudanças e sem nenhuma contribuiç­ão para a formação de homens novos para uma nova sociedade.

Há 83 anos aplicamos uma pedagogia própria, de autoria de nosso fundador Padre Josef Kentenich e que propõe uma autoeducaç­ão para uma autodiscip­lina, com foco na formação de homens de personalid­ade firme, livre e apostólica.

Receba nossas orações, do Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstat­t. Fraternos cumpriment­os,

Ir. Rosa Maria Ruthes Gestora Educaciona­l do CMD.”

Futuro ministro da Educação, Ricardo Vélez-Rodríguez, faz visita de grande simbolismo a duas instituiçõ­es da cidade

 ?? CMD/Divulgação ??
CMD/Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil