Folha de Londrina

Plano de Ação Evangeliza­dora quer comunidade mais solidária

Metas serão lançadas nesta sexta-feira pela Arquidioce­se de Londrina

- Viviani Costa Reportagem Local

Estimular a formação dos fiéis e o envolvimen­to com a comunidade, aprimorar a catequese de crianças e adultos e integrar as ações das paróquias para transforma­r a realidade além das igrejas. Esses são alguns dos objetivos do 17º Plano de Ação Evangeliza­dora que será lançado nesta sexta-feira (30) pela Arquidioce­se de Londrina.

O documento começou a ser discutido em novembro do ano passado e teve a participaç­ão direta de lideranças religiosas locais e de missionári­os das paróquias. O plano inclui cinco “urgências” ou diretrizes: missão, iniciação à vida cristã, animação bíblica, comunidade de comunidade­s e igreja a serviço da vida plena.

O arcebispo metropolit­ano de Londrina, dom Geremias Steinmetz, ressalta que a meta é evangeliza­r e acolher a comunidade com mais atenção aos mais necessitad­os. “Precisamos, cada vez mais, fazer com que a Igreja, os católicos, os presbítero­s e os bispos se coloquem em missão para que as pessoas possam voltar a conhecer o evangelho e fazer a sua própria opção. O papa Francisco nos chama outra, ajudou a compor o plano”, comentou o arcebispo.

O primeiro Plano de Pastoral foi elaborado em 1975. O plano atual deve direcionar as ações entre 2019 e 2022 em todos os 16 municípios que fazem parte da Arquidioce­se de Londrina. A intenção é integrar e organizar os trabalhos nas paróquias. O coordenado­r da Ação Evangeliza­dora, padre Evandro Delfino, explica que as propostas foram construída­s a partir da análise do contexto social da região.

“O plano segue uma metologia pastoral de trabalho chamada ‘Ver, julgar e agir’. O ver é justamente olhar para a realidade de Londrina e região, observar o contexto político, social e econômico, questões como o desemprego, a pobreza, a tecnologia e todas as situações que surgem no nosso contexto moderno e urbano. A partir da palavra de Deus e com orientaçõe­s do papa Francisco, verificamo­s como nós podemos analisar esta realidade e os desafios do mundo urbano. Por fim, o agir traz questões mais concretas e uma linha de ação”, destacou.

O Plano de Ação Evangeliza­dora será lançado nesta sexta-feira (30), às 19h30, durante missa na Catedral de Londrina.

a atenção com a frase: ‘Nem mesmo nos nossos ambientes eclesiais, nós podemos supor simplesmen­te o conhecimen­to de Jesus Cristo’”, frisou.

Para elaborar o plano, os participan­tes elencaram os desafios citados pelas mais

de 70 mil famílias visitadas durante as Santas Missões

Populares e as reflexões do 14º Interecles­ial das Comunidade­s

Intenção é integrar e organizar os trabalhos nas paróquias

Eclesiais de Base, evento nacional realizado no final de janeiro, em Londrina. “O 14º Interecles­ial trouxe à tona muitas mazelas das cidades nas áreas de transporte, políticas públicas, educação, saúde... e tudo isso, de uma forma ou de

 ?? Saulo Ohara ?? "Precisamos, cada vez mais, fazer com que a Igreja, os católicos, os presbítero­s e os bispos se coloquem em missão", defende dom Geremias Steinmetz
Saulo Ohara "Precisamos, cada vez mais, fazer com que a Igreja, os católicos, os presbítero­s e os bispos se coloquem em missão", defende dom Geremias Steinmetz
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil