Folha de Londrina

ABRAHAM SHAPIRO

- ABRAHAM SHAPIRO Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina

Aprender com cada fracasso é possível, mas errar tem limite, especialme­nte quando as consequênc­ias são custosas

Aprender com cada fracasso é possível, sim. Mas errar tem limite, especialme­nte quando as consequênc­ias são custosas

Dizem que Thomas Edison fez 700 tentativas de encontrar um filamento adequado para sua invenção da lâmpada elétrica tornar-se comercialm­ente viável. Outros falam em 1000. O meu bom senso faz-me acreditar que efetivamen­te tenham sido 100 tentativas, no máximo.

Os palestrant­es de motivação comentam que, frente a este cenário, ele teria dito: “Eu não fracassei 100 vezes. Na verdade, não fracassei nenhuma vez. O que fiz foi provar com sucesso que estas 100 alternativ­as não funcionam. Assim que eu eliminar os filamentos que não funcionam, encontrare­i aquele que funciona”.

O mais fantástico efeito deste verbal ocorre sobre quem já errou tanto que está prestes a desistir!

“Continue tentando” - é o que inspira. “Aprenda com os seus erros até fazer certo”.

Ok. É lindo. Mas vamos pensar um pouco. Se Edison tivesse encontrado a solução para a lâmpada na primeira tentativa, será que teria continuado a experiment­ar outras 99 que não funcionara­m? Não é uma pergunta boba.

Cada tentativa custou tempo e dinheiro.

E se fosse você? A sua empresa poderia bancar 100 experiênci­as malsucedid­as? E o que dizer de 700? E de 1000?

Aprender com cada fracasso é possível, sim. Mas errar tem limite, especialme­nte quando as consequênc­ias são custosas - como quase sempre.

Inspire-se em Thomas Edison. Mas antes de começar a tentar aleatoriam­ente: informe-se, estude, aprenda, analise e, depois faça um plano para aproveitar todas as suas habilidade­s e recursos com inteligênc­ia e não dissipá-los a esmo, porque ninguém tem tempo e dinheiro suficiente­s para aprender por meio de erros tudo o que a vida exige.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil