Folha de Londrina

Detran-PR determina que novas placas sejam no modelo Mercosul

Norma que torna uso obrigatóri­o a partir do dia 17 suscitou protestos de despachant­es no Estado

- Fernanda Circhia Isabela Fleischman­n Reportagem Local

Uma portaria do Detran (Departamen­to de Trânsito do Estado do Paraná) publicada no Diário Oficial do Paraná desta quintafeir­a (6) “implanta o sistema de placas de identifica­ção de veículos para o novo padrão Mercosul”. A norma, obrigatóri­a a partir do dia 17, suscitou protestos de despachant­es do Paraná.

As placas terão que seguir o modelo Mercosul em caso de primeiro emplacamen­to, aquisição de veículo, alteração de dados com complement­ação de placa, mudança de município, registro de outro Estado, troca de categorias e quaisquer outros processos que necessitem novas placas.

Desde setembro, as placas no modelo Mercosul estão sendo implantada­s no estado do Rio de Janeiro. O novo padrão, comum à Argentina e Uruguai, mantém o formato antigo, de 40x13 cm, mas com mudanças nas cores, letras e números e dispensa o lacre.

O diretor-geral do Detran, Marcello Panizzi, afirmou à Agência Estadual de Notícias que a portaria obriga a implementa­ção do novo modelo de placa, e que o emplacamen­to

Comunidade japonesa paranaense comemora aniversári­o do Imperador “terá itens de segurança que permitirão a rastreabil­idade das placas e dos veículos por meio de QR code praticamen­te impedindo a clonagem. Numa segunda fase haverá ainda, como reforço de segurança, a implantaçã­o de um chip”.

Segundo informação do Detran, “a medida permitirá uma maior efetividad­e no chamado canal verde, que é um sistema que facilita o controle de pessoas e cargas por meio de postos com antenas de rádio-frequência, além de melhorar a fiscalizaç­ão evitando paradas dos caminhões”.

A placa possuirá um código único e conterá todos os dados como a identifica­ção do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da placa, além do modelo do carro.

Os processos que derem entrada até esta segunda-feira (10) serão impressos na placa cinza usual. “Para isso o usuário deverá providenci­ar a confecção até o dia 15, junto com um estampador ou fabricante de placas, pois após essa data só serão autorizada­s a produção das placas modelo Mercosul, caso contrário, o cidadão deverá dar entrada em um novo processo.”

Quem abrir um processo entre os dias 11 e 14 terá que aguardar a confecção das placas que ocorrerá a partir do dia 17. A partir dessa data, todos os processos, dentro de sua obrigatori­edade, serão alinhados ao novo modelo de placa. (Com informaçõe­s da Agência Estadual de Notícias) uniu o povo japonês.”

O Consulado Geral do Japão em Curitiba comemorou a data com uma solenidade e apresentaç­ões artísticas das culturas japonesa e espanhola, pois, na ocasião, também foram celebrados os 150 anos do estabeleci­mento das relação diplomátic­as entre Espanha e Japão.

 ??  ??
 ?? Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo ?? Novo modelo será exigido para primeiro emplacamen­to ou outros processos que necessitem novas placas
Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo Novo modelo será exigido para primeiro emplacamen­to ou outros processos que necessitem novas placas
 ?? Mie Francine Chiba ?? Em Curitiba, a data foi comemorada no Consulado Geral do Japão com uma solenidade e apresentaç­ões artísticas
Mie Francine Chiba Em Curitiba, a data foi comemorada no Consulado Geral do Japão com uma solenidade e apresentaç­ões artísticas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil