Folha de Londrina

Halo salvou Leclerc em acidente, aponta investigaç­ão

- Folhapress

Relatório da FIA indica que peça de segurança evitou que piloto sofresse “o pior”

São Paulo - Criticado, especialme­nte, pelo caráter estético, o halo se mostrou útil para aumentar a segurança dos pilotos na Fórmula 1. A comprovaçã­o veio no relatório da FIA (Federação Internacio­nal de Automobili­smo) sobre o acidente ocorrido com Charles Leclerc no Grande Prêmio da Bélgica, no circuito de SpaFrancor­champs. O estudo foi detalhado nesta quintafeir­a (6) pelos portais Motorsport e Autosport.

De acordo com o relatório da entidade máxima do automobili­smo, o halo segurou o impacto do carro de Fernando Alonso, que passou sobre a Sauber de Leclerc em um dos acidentes mais impression­antes da temporada 2018. A peça de segurança ainda evitou que o bico da McLaren do espanhol se chocasse com a cabeça do monegasco, hoje piloto da Ferrari.

Os sites afirmam que a FIA estudou por semanas o acidente a fim de verificar a segurança do halo. A conclusão das imagens é de que a peça salvou Leclerc de um ferimento mais grave ou “até do pior”. A maior preocupaçã­o era com o bico do carro atingindo com força o capacete do monegasco.

“O sistema de proteção ficou estrutural­mente intacto e em condições de uso depois do impacto de 58 kN (Quilo Newton) da roda dianteira de Fernando Alonso, com a Sauber retirando normalment­e o halo após o evento”, escreve a FIA, reforçando que o halo também serviu para desviar a McLaren do cockpit de Leclerc e afastar qualquer possível colisão com o bico do carro.

“O carro de Alonso continuou a guinar em relação ao de Leclerc. Acreditamo­s que o bico de Alonso teria entrado em contato com a viseira de Leclerc”, acrescenta o relatório. Salvo pelo halo, o monegasco de 21 anos acabou atingido apenas por detritos de carbono do carro de Alonso. As imagens fortes contrastar­am com as consequênc­ias da colisão, e Leclerc seguiu normalment­e na temporada.

O jovem piloto e agora companheir­o de Sebastian Vettel na Ferrari terminou 2018 com 39 pontos somados e na 13ª colocação. Alonso, por outro lado, ainda tem o futuro em aberto após se despedir da F-1.

 ?? John Thys/AFP/26-08-2018 ?? Carro de Alonso voou sobre o do monegasco durante o GP da Bélgica
John Thys/AFP/26-08-2018 Carro de Alonso voou sobre o do monegasco durante o GP da Bélgica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil