Folha de Londrina

Caminhão da Caixa renegocia dívidas de inadimplen­tes

Clientes da Caixa com contratos em atraso há mais de 360 dias podem obter descontos de até 90%

- Aline Machado Parodi Reportagem Local

Em Londrina desde segunda-feira (3), o Caminhão Quita Fácil da Caixa Econômica atendeu em torno de 100 pessoas por dia. A campanha Quita Fácil facilita a regulariza­ção de dívidas de pessoas físicas e empresas clientes da Caixa que estejam em atraso há mais de 360 dias, oferecendo descontos de até 90% no valor do débito. A unidade móvel fica na cidade até esta sexta-feira (7) às 18 horas, na praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

O foco são dívidas com cartão de crédito, cheque especial e empréstimo pessoal. Os descontos variam conforme o tipo de operação, o tempo de atraso e as garantias do contrato.”São cerca de 27 mil clientes envolvidos nesta campanha na região Norte do Paraná, que abrange mais de 40 mil contratos”, explicou Tiago Cardoso, gerente de Clientes e Negócios da Caixa.

A demanda maior tem sido por atendiment­os referente ao cartão de crédito e o abatimento em torno de 80%. A campanha é para pagamento à vista. A unidade também atende outros tipo de débitos, como habitacion­al, mas neste caso a conclusão da negociação é feita na agência bancária.

Depois que o caminhão for embora, a adesão à campanha pode ser feita no banco ou pela internet. “O caminhão tem a vantagem do horário estendido. Mas os descontos estão disponívei­s com a gerência da Caixa”, comentou Cardoso.

O projetista Bruno Bachega, 25, de Rolândia, aproveitou para negociar a dívida do cheque especial. Ele contou que entrou no cheque especial para quitar parcelas atrasadas do financiame­nto da habitação. “Os descontos são muito bons e lá em Rolândia não tem esse ônibus, então vim aqui”, disse o projetista. A auxiliar administra­tiva Rosana Rodrigues, 32, aprovou a proposta. Ela conseguiu negociar uma dívida e dar encaminham­ento em outras demandas. “Foi uma boa negociação”, afirmou.

O economista Ronaldo Antunes, presidente do Sindicato dos Economista­s de Londrina, avalia que os descontos de 80% a 90% trazem a dívida para valores mais próximos das taxas de consignado (1,5% a 2% ao mês). “O cartão de crédito e o cheque especial têm taxas acima de 10% ao mês, por isso é possível esses descontos generosos. Ele (o cliente) não pode esquecer que o empréstimo pessoal, que costuma ter taxas de juros médias, terá descontos menores”, disse Antunes.

Para quem não tem condições de quitar a dívida à vista, o economista aconselha sentar à mesa e tentar uma boa negociação. “Ele pode propor pagar 50% e parcelar o restante com descontos proporcion­ais. Assim pode transforma­r uma dívida de cartão em taxas de empréstimo pessoal. O sonho seria ter taxas de consignado”, comentou.

Antunes reforça que reabilitan­do o crédito é preciso evitar voltar para o rotativo do cartão ou para o cheque especial. “Mais ou menos como emagrecer. Depois de perder peso tem que fazer reeducação alimentar”, comparou. Ele lembra que esse período de inadimplên­cia vai contar pontos negativos por algum tempo em uma análise de crédito mais apurada.

O cartão de crédito e o cheque especial têm taxas

acima de 10% ao mês”

 ?? Anderson Coelho ?? Caminhão fica na praça Marechal Floriano Peixoto só até esta sexta-feira (7)
Anderson Coelho Caminhão fica na praça Marechal Floriano Peixoto só até esta sexta-feira (7)
 ?? Anderson Coelho ?? O projetista Bruno Bachega, de Rolândia: “Os descontos são muito bons”
Anderson Coelho O projetista Bruno Bachega, de Rolândia: “Os descontos são muito bons”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil