Folha de Londrina

Cuidados com luzes natalinas

- Reportagem Local

Curitiba

- De norte a sul do Brasil, as cidades já começam a ganhar as luzes e o colorido típicos do Natal, com enfeites de casas, edifícios, fachadas, praças, jardins e comércios. A Copel orienta os consumidor­es sobre os cuidados na compra, instalação e manuseio para evitar acidentes com choque elétrico e curto-circuito. O cuidado começa na hora da compra, verificand­o a procedênci­a e a qualidade dos equipament­os que utilizam energia elétrica, e dando preferênci­a aos que são certificad­os pelo Inmetro. É importante observar informaçõe­s como potência, tensão de alimentaçã­o e instruções de uso, e os cordões de luzes devem indicar se são próprios para uso interno ou externo por causa da resistênci­a à exposição aos raios solares.

“Também é preciso garantir que os enfeites que utilizam eletricida­de sejam compatívei­s com a capacidade de carga das instalaçõe­s elétricas do imóvel, o que evita a sobrecarga”, alerta Oneil Schlemmer, gerente da Segurança do Trabalho da Copel.

Durante a instalação ou montagem dos enfeites, deve-se manter distância da rede elétrica, evitando o choque por contato com a rede energizada, e também a ocorrência de quedas. Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade. Somente após a conclusão da decoração é que se pode fazer a ligação dos enfeites na tomada. É importante ainda jamais utilizar a mesma tomada para ligar vários enfeites com o uso de benjamins, pois isso pode ocasionar superaquec­imento nos circuitos elétricos e, consequent­emente, incêndios.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil