SA­FRA DE VE­RÃO

Pa­ra­ná fi­na­li­za­da plan­tio de so­ja na ris­ca com o cro­no­gra­ma e sem pro­ble­mas cli­má­ti­cos; pro­du­to­res es­pe­ram vo­lu­mes su­pe­ri­o­res à sa­fra pas­sa­da

Folha de Londrina - - Primeira Página - Victor Lopes Re­por­ta­gem Lo­cal

Com ex­ce­ção de pou­cas áre­as no Sul do Es­ta­do, a so­ja pa­ra­na­en­se es­tá pra­ti­ca­men­te plan­ta­da. A sa­fra atu­al an­dou den­tro do cro­no­gra­ma, sem ve­ra­ni­cos ou chu­vas em ex­ces­so, e os pro­du­to­res co­me­çam a so­nhar com bons nú­me­ros de pro­du­ti­vi­da­de. Bayer apre­sen­ta ter­cei­ra ge­ra­ção de trans­gê­ni­cos

Com a so­ja pa­ra­na­en­se pra­ti­ca­men­te plan­ta­da - fal­tan­do ape­nas al­gu­mas pou­cas áre­as na re­gião Sul do Es­ta­do de­vi­do à co­lhei­ta do tri­go che­gou a ho­ra do pro­du­tor co­me­çar a so­nhar com os bons nú­me­ros de pro­du­ti­vi­da­de. Di­fe­ren­te­men­te da sa­fra an­te­ri­or, a atu­al an­dou den­tro do cro­no­gra­ma, sem pro­ble­mas de ve­ra­ni­cos ou chu­vas em ex­ces­so. Tu­do den­tro da nor­ma­li­da­de pa­ra que a ren­ta­bi­li­da­de ve­nha den­tro do esperado. Na quar­ta-fei­ra (5), a re­por­ta­gem da FO­LHA, con­ver­sou com pro­du­to­res so­bre a ex­pec­ta­ti­va de­les pa­ra es­ta sa­fra até que a co­lhei­ta che­gue de fa­to, du­ran­te o dia de cam­po “Gi­gan­tes da So­ja”, even­to em que a Bayer apre­sen­tou sua ter­cei­ra ge­ra­ção de trans­gê­ni­cos, em Ma­rin­gá (leia mais na pá­gi­na 7).

As pro­je­ções do De­ral/Se­ab (De­par­ta­men­to de Eco­no­mia Ru­ral da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to) até aqui não ti­ve­ram al­te­ra­ções pa­ra bai­xo em vo­lu­me. Nú­me­ros do fi­nal do mês pas­sa­do es­ti­mam que a sa­fra 2018/19 po­de che­gar a 19,6 milhões de to­ne­la­das, al­ta de 2% com­pa­ra­do aos 19,1 milhões da sa­fra an­te­ri­or. A Co­nab (Com­pa­nhia Na­ci­o­nal de Abas­te­ci­men­to) pro­je­ta que a pro­du­ção na­ci­o­nal atin­ja apro­xi­ma­da­men­te 118 milhões de to­ne­la­das, vo­lu­me 2% in­fe­ri­or ao pro­du­zi­do em 17/18. Já a pro­du­ção mun­di­al, de acor­do com o USDA (De­par­ta­men­to de Agri­cul­tu­ra dos EUA) se­rá de apro­xi­ma­da­men­te 367 milhões de to­ne­la­das, 8% su­pe­ri­or ao ci­clo an­te­ri­or.

O téc­ni­co res­pon­sá­vel pe­la cul­tu­ra da so­ja no De­ral, o eco­no­mis­ta Marcelo Gar­ri­do re­la­ta que o cli­ma vem con­tri­buin­do até aqui pa­ra as bo­as con­di­ções das la­vou­ras pa­ra­na­en­ses, o que não acon­te­ceu na sa­fra 2017/18. “O plan­tio ini­ci­ou den­tro do cro­no­gra­ma, após o fim do va­zio sa­ni­tá­rio, a par­tir do dia 11 de se­tem­bro. No ano pas­sa­do, pra­ti­ca­men­te não hou­ve plan­tio em se­tem­bro de­vi­do aos ve­ra­ni­cos, o que aca­bou ge­ran­do uma con­cen­tra­ção (de ações) no plan­tio e na co­lhei­ta. Es­te ano, tu­do acon­te­ceu de for­ma mais es­ca­lo­na­da.”

Com is­so, exis­te a ex­pec­ta­ti­va de uma co­lhei­ta an­te­ci­pa­da, prin­ci­pal­men­te na re­gião Oes­te, em ci­da­des co­mo Cas­ca­vel e To­le­do. Se ge­ral­men­te as má­qui­nas en­tram em cam­po bem no fi­nal­zi­nho de ja­nei­ro e iní­cio de fe­ve­rei­ro, ago­ra a ce­ná­rio po­de ser an­te­ci­pa­do pa­ra o dia 20 do pró­xi­mo mês. “O que es­pe­ra­mos ago­ra é uma re­la­ti­va umi­da­de em de­zem­bro e ja­nei­ro pa­ra aju­dar a cul­tu­ra.”

EX­POR­TA­ÇÕES

De ja­nei­ro a ou­tu­bro de 2018 saí­ram pe­los por­tos bra­si­lei­ros cer­ca de 74,5 mi-

lhões de to­ne­la­das de so­ja em grãos. O vo­lu­me é apro­xi­ma­da­men­te 17% mai­or ao que foi ex­por­ta­do no mes­mo pe­río­do do ano an­te­ri­or. A mai­or dis­po­ni­bi­li­da­de e prin­ci­pal­men­te a des­va­lo­ri­za­ção do re­al fren­te ao dó­lar im­pul­si­o­na­ram as ven­das ex­ter­nas bra­si­lei­ras.

Os prin­ci­pais es­ta­dos ex­por­ta­do­res bra­si­lei­ros con­cen­tram apro­xi­ma­da­men­te 70% da ex­por­ta­ção do país. Ma­to Gros­so com 26% do to­tal, Pa­ra­ná (15%), Rio Gran­de do Sul (13%), Goiás (8%) e Ma­to Gros­so do Sul (7%) en­ca­be­çam a lis­ta. Va­le lem­brar que em 2017 a ex­por­ta­ção foi de 62 milhões de to­ne­la­das. Em com­pa­ra­ção a 2016, a va­ri­a­ção foi po­si­ti­va em 32%.

Ri­car­do Chi­ca­rel­li

Al­do Ha­nel não es­con­de a sa­tis­fa­ção com o an­da­men­to da atu­al sa­fra e man­tém a con­vic­ção de que se­rá pos­sí­vel su­pe­rar a mé­dia de pro­du­ti­vi­da­de de sua área no ano pas­sa­do, 168 sa­cas por al­quei­re

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.