Ca­mi­nho­nei­ros ame­a­çam no­va gre­ve

Ca­te­go­ria se or­ga­ni­za pe­las redes so­ci­ais após de­ci­são de mi­nis­tro do STF que sus­pen­deu fis­ca­li­za­ção da ta­be­la de fre­te

Folha de Londrina - - Primeira Página - Arthur Ca­gli­a­ri e He­loí­sa Ne­grão

São Paulo - Após a de­ci­são do mi­nis­tro Luiz Fux do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), que na quin­ta-fei­ra (6) sus­pen­deu a apli­ca­ção de mul­tas con­tra em­pre­sas que não cum­pri­rem a ta­be­la do fre­te, gru­pos de ca­mi­nho­nei­ros vol­ta­ram a fi­car agi­ta­dos com a dis­cus­são de uma pos­sí­vel no­va pa­ra­li­sa­ção.

Um dos lí­de­res do mo­vi­men­to ocor­ri­do em maio, Wal­la­ce Lan­dim, o “Cho­rão”, dis­se à re­por­ta­gem que uma pa­ra­li­sa­ção não es­tá des­car­ta­da, mas que só vai se po­si­ci­o­nar so­bre o as­sun­to após con­ver­sar com a AGU (Advocacia-Ge­ral da União).

“Eu só vou me po­si­ci­o­nar de­pois que eu con­ver­sar com o pes­so­al da AGU. Mas não es­tá des­car­ta­do, não. Se pre­ci­sar, a par­tir da pró­xi­ma se­ma­na, a gen­te já es­tá se ar­ti­cu­lan­do”, dis­se Cho­rão.

Por gru­pos de redes so­ci­ais, já cor­re uma con­vo­ca­ção pa­ra mo­bi­li­za­ção na ma­dru­ga­da de do­min­go (9).

O di­re­tor do Sin­di­cam de Ou­ri­nhos (Sin­di­ca­to dos Trans­por­ta­do­res Ro­do­viá­ri­os Autô­no­mos de Bens do Es­ta­do de São Paulo), Ari­o­val­do de Almeida Ju­ni­or, pe­de que os ca­mi­nho­nei­ros re­fli­tam so­bre uma pa­ra­li­sa­ção de 24 ho­ras.

“Gos­ta­ria de con­ver­sar com to­dos vo­cês pa­ra que a ca­te­go­ria dê uma res­pos­ta ime­di­a­ta a to­da e qual­quer ame­a­ça aos nos­sos direitos, lu­tas e con­quis­tas. Es­se ti­po de ati­tu­de não só nos pre­ju­di­ca, co­mo co­lo­ca em che­que o pró­prio pi­so mí­ni­mo, co­mo co­lo­ca em che­que a nos­sa dig­ni­da­de, o nos­so or­gu­lho e tu­do aqui­lo que fi­ze­mos”, es­cre­veu.

A de­ci­são de Fux im­pe­de que as em­pre­sas que não pa­ga­rem o va­lor mí­ni­mo es­ta­be­le­ci­do pe­la ANTT (Agência Na­ci­o­nal de Trans­por­tes Ter­res­tres) pa­ra o trans­por­te de mer­ca­do­ri­as por ca­mi­nhões se­jam mul­ta­das.

Fux aten­deu a um plei­to da CNA (Con­fe­de­ra­ção da Agri­cul­tu­ra e Pe­cuá­ria do Bra­sil) pa­ra ana­li­sar com ur­gên­cia um pe­di­do de me­di­da cau­te­lar que vi­sa­va sus­pen­der a ta­be­la do fre­te. A CNA ale­gou que a ANTT edi­tou uma no­va re­so­lu­ção em no­vem­bro com mais pe­na­li­da­des.

O mi­nis­tro é re­la­tor de uma sé­rie de ADIs (ações di­re­tas de in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de) que con­tes­tam no Su­pre­mo o ta­be­la­men­to.

O ma­gis­tra­do des­ta­cou, na de­ci­são, in­for­ma­ções do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pe­cuá­ria e Abas­te­ci­men­to que afir­mam que o ta­be­la­men­to ge­rou “en­tra­ves e pre­juí­zos”.

A me­di­da pro­vi­só­ria edi­ta­da pe­lo go­ver­no de Mi­chel Te­mer em maio que ins­ti­tuiu a ta­be­la do fre­te foi apro­va­da pe­lo Con­gres­so em ju­lho e san­ci­o­na­da pe­lo pre­si­den­te em agos­to. “En­tão qu­er di­zer que os 513 de­pu­ta­dos não ser­vem pa­ra na­da, não en­ten­dem na­da de lei? O Se­na­do não en­ten­de na­da? O que pre­si­den­te san­ci­o­nou não va­le na­da?”, ques­ti­o­nou Cho­rão.

An­ti­ga li­de­ran­ça do mo­vi­men­to, o pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Trans­por­ta­do­res Autô­no­mos de Car­ga (Sin­di­tac) de Ijuí (RS), Car­los Al­ber­to Lit­ti Dah­mer, di­vul­gou en­tre os ca­mi­nho­nei­ros um áu­dio onde diz que vê du­as pos­sí­veis saí­das pa­ra o im­pas­se. Uma é pres­si­o­nar a ANTT a im­ple­men­tar ra­pi­da­men­te um con­tro­le ele­trô­ni­co so­bre os ser­vi­ços de trans­por­tes, que evi­ta­rá que a car­ga saia de sua ori­gem se o fre­te es­ti­ver abai­xo do pi­so mí­ni­mo.

A ou­tra é uma “mo­bi­li­za­ção na­ci­o­nal for­te”, o que sig­ni­fi­ca­rá “con­fron­tar o STF” pa­ra que de­ci­da, afi­nal se o pi­so mí­ni­mo é ou não cons­ti­tu­ci­o­nal. “É uma ba­ta­lha só, um ti­ro só”, aler­tou. (Com Agência Es­ta­do)

Gi­na Mar­do­nes/21-05-2018

Ta­be­la de fre­te foi con­quis­ta da gre­ve re­a­li­za­da pe­los mo­to­ris­tas em to­do o País no mês de maio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.