O pro­je­to de in­te­ri­o­ri­za­ção

Folha de Londrina - - Geral - (P.M.)

Os can­di­da­tos às va­gas ofe­re­ci­das pa­ra os no­vos co­lé­gi­os da Po­lí­cia Mi­li­tar irão fa­zer a pro­va de se­le­ção no dia 16 de de­zem­bro e as ins­cri­ções já es­tão en­cer­ra­das. Em Cor­né­lio Pro­có­pio, a uni­da­de se­rá no atu­al Co­lé­gio Es­ta­du­al Al­ber­to Ca­raz­zai. São ofer­ta­das 60 no­vas va­gas pa­ra o 6º ano do en­si­no fun­da­men­tal e mais 60 pa­ra o 1º ano do en­si­no mé­dio. A pro­cu­ra foi gran­de e 350 cri­an­ças fo­ram ins­cri­tas. Já em Ma­rin­gá, o 4º CPM se­rá ins­ta­la­do na Es­co­la Mu­ni­ci­pal João XXIII, e es­tão sen­do ofe­re­ci­das 90 va­gas pa­ra o 6º ano do en­si­no fun­da­men­tal e 60 pa­ra o 1º ano do en­si­no mé­dio. Me­ta­de das va­gas são des­ti­na­das pa­ra fi­lhos de po­li­ci­ais mi­li­ta­res.

No pro­ces­so de adap­ta­ção dos co­lé­gi­os, a no­va ad­mi­nis­tra­ção her­da par­te dos alu­nos já ma­tri­cu­la­dos na uni­da­de. Em Cor­né­lio Pro­có­pio, a uni­da­de edu­ca­ci­o­nal atu­al­men­te con­ta com 42 es­tu­dan­tes e em Ma­rin­gá o de­sa­fio se­rá mai­or. Atu­al­men­te a es­co­la tem em seu cor­po dis­cen­te 1.221 alu­nos e a che­ga­da dos PMs irá pro­mo­ver uma ade­qua­ção já que os pla­nos da no­va ad­mi­nis­tra­ção é tra­ba­lhar com 32 tur­mas de 30 alu­nos ca­da, o que to­ta­li­za­ria 960 es­tu­dan­tes. Os pré­di­os tam­bém se­rão sub­me­ti­dos a re­for­mas es­tru­tu­rais, co­mo pin­tu­ras e ade­qua­ção. Além dis­so, o uni­for­me pas­sa a ser obri­ga­tó­rio, e os alu­nos pre­ci­sam obe­de­cer re­gras e nor­mas tí­pi­cas de for­ma­ção mi­li­tar.

Se­gun­do in­for­ma­ções do go­ver­no do Es­ta­do, a go­ver­na­do­ra Ci­da Borghet­ti de­ter­mi­nou nes­ta quar­ta-fei­ra (4) um cro­no­gra­ma de tran­si­ção pa­ra a im­plan­ta­ção do co­lé­gio da Po­lí­cia Mi­li­tar em Foz do Igua­çu. O pro­je­to se­rá im­plan­ta­do no Co­lé­gio Bar­to­lo­meu Mi­tre, o mais an­ti­go da ci­da­de, cri­a­do em 1927. A di­fe­ren­ça de tran­si­ção em re­la­ção às ou­tras ins­ti­tui­ções que a PM ad­mi­nis­tra se­rá a ade­qua­ção de aten­di­men­to de alu­nos sur­dos e mu­dos. A pre­vi­são é que o pri­mei­ro pro­ces­so se­le­ti­vo se­ja pa­ra 2020.

Aten­to ao pro­ces­so de in­te­ri­o­ri­za­ção dos co­lé­gi­os da PM, o de­pu­ta­do es­ta­du­al Tiago Ama­ral (PSB) tem par­ti­ci­pa­do das ne­go­ci­a­ções pa­ra a cri­a­ção de no­vas uni­da­des. “De­pois da cri­a­ção do co­lé­gio de Lon­dri­na sur­gi­ram mui­tos pe­di­dos. O pró­xi­mo da fi­la de­ve­rá ser o de Pa­to Bran­co, mas em Cas­ca­vel, por exem­plo, já foi de­sig­na­do o es­pa­ço. É uma área de um Cen­tro Olím­pi­co que pre­ci­sa de ade­qua­ções fí­si­cas, co­mo cons­truir sa­las de au­la”, ex­pli­ca Ama­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.