PIB do agro cres­ceu 2,5% no 3º tri­mes­tre

Folha de Londrina - - Rural - Re­por­ta­gem Lo­cal

Brasília - A agro­pe­cuá­ria cres­ceu 0,7% no ter­cei­ro tri­mes­tre des­te ano, de acor­do com da­dos do PIB (Pro­du­to In­ter­no Bru­to) di­vul­ga­dos pe­lo IBGE (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca, que te­ve al­ta de 0,8%. A In­dús­tria au­men­tou 0,4% e Ser­vi­ços, 0,5%. Fo­ram ge­ra­dos R$ 61,9 bilhões pe­lo se­tor do agro, 331,6 bilhões, pe­la In­dús­tria, e, R$ 1,1 tri­lhão, pe­los Ser­vi­ços.

Na com­pa­ra­ção do tri­mes­tre em re­la­ção ao mes­mo do ano an­te­ri­or, mos­tram cres­ci­men­to de 1,3% pa­ra o PIB, sen­do o da Agro­pe­cuá­ria, de 2,5%, In­dús­tria, 0,8% e Ser­vi­ços 1,2%. Foi o me­lhor re­sul­ta­do nes­te ano pa­ra o agronegócio, ob­ser­va José Gar­cia Gas­ques, co­or­de­na­do Ge­ral de Es­tu­dos e Aná­li­ses da SPA (Se­cre­ta­ria de Po­lí­ti­ca Agrí­co­la) do Ma­pa (Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pe­cuá­ria e Abas­te­ci­men­to).

Se­gun­do o IBGE, a al­ta se de­ve, prin­ci­pal­men­te, a la­vou­ras que têm sa­fra re­le­van­te no ter­cei­ro tri­mes­tre e pe­la pro­du­ti­vi­da­de re­fle­ti­da na re­la­ção en­tre pro­du­ção e área plan­ta­da. O de­sem­pe­nho da pro­du­ção e da pro­du­ti­vi­da­de de cul­tu­ras im­por­tan­tes co­mo o ca­fé e o al­go­dão su­pe­rou o fra­co de­sem­pe­nho da pro­du­ção de la­vou­ras co­mo, ca­na-de-açú­car, man­di­o­ca, la­ran­ja e mi­lho, dis­se Gas­ques. O IBGE des­ta­cou que con­tri­buí­ram po­si­ti­va­men­te pa­ra os re­sul­ta­dos do tri­mes­tre, os ga­nhos na pe­cuá- ria e na pro­du­ção flo­res­tal.

O re­sul­ta­do acu­mu­la­do de ja­nei­ro a se­tem­bro in­di­ca cres­ci­men­to do PIB de 1,1%, Agro­pe­cuá­ria (-0,3%), In­dús­tria (0,9%) e Ser­vi­ços (1,4%). A ta­xa ne­ga­ti­va da Agro­pe­cuá­ria de­ve-se ao pi­or de­sem­pe­nho nes­te ano, de la­vou­ras com gran­de im­por­tân­cia na for­ma­ção da ren­da do se­tor, co­mo ca­na-de açú­car, ar­roz, fei­jão, la­ran­ja, man­di­o­ca, mi­lho e uva, des­ta­cou o coordenador.

O IBGE atu­a­li­zou pa­ra o pe­río­do 2000 a 2017, por meio da re­vi­são das Con­tas Na­ci­o­nais, a dis­tri­bui­ção se­to­ri­al das ati­vi­da­des que com­põem o PIB, fi­can­do em 5,4%, a Agro­pe­cuá­ria, In­dús­tria, com 21,3% e, Ser­vi­ços, 73,3%.

Ar­qui­vo FO­LHA

Re­sul­ta­do de­ve-se a ga­nhos de pro­du­ti­vi­da­de e de cres­ci­men­to dos seg­men­tos da pe­cuá­ria e pro­du­ção flo­res­tal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.