Folha de Londrina

O futuro da Sercomtel entra em votação na Câmara

-

Aaprovação do Projeto de Lei que facilita a negociação de ações da Sercomtel pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Londrina, nesta quarta-feira (12), representa uma chance importante de salvação para a empresa de telefonia do município. Isso porque nesta quinta-feira (13) a matéria entra para votação na Casa e o apoio dos vereadores representa uma oportunida­de real da Sercomtel seguir em frente e vencer a sua pior crise financeira.

O projeto de lei elimina a necessidad­e de plebiscito para venda de ações da Sercomtel e está tramitando em regime de urgência. É preciso aprová-lo antes do recesso parlamenta­r e a pressa se justifica pelo processo de caducidade de concessão da empresa que tramita na Agência Nacional de Telecomuni­cações.

A proposta é do executivo e revoga lei de 1998 e modifica lei de 2009, que submetem a alienação, a permuta, ou a transferên­cia de ações da companhia telefônica a consulta pública via plebiscito - como ocorreu em 2003, em relação à venda da Sercomtel Celular, que foi rejeitada. Mas mantém necessidad­e de autorizaçã­o da Câmara Municipal.

A revogação dos dispositiv­os legais é extremamen­te necessária e a Câmara Municipal tem a oportunida­de, com a aprovação do projeto de lei, de dar um passo importante para tornar a empresa mais competitiv­a, principalm­ente quanto aos serviços de telefonia celular. É um mercado de concorrênc­ia forte e as duas leis acabam dificultan­do chances de parcerias e avanços tecnológic­os.

Com a retirada das leis, acredita-se no sucesso do plano de recuperaçã­o que está sendo apresentad­o à Anatel, elaborado pela telefônica em conjunto com a Copel, detentora de 45% das ações. Todos os esforços para salvar a Sercomtel são importante­s. Na semana passada, um grupo de investidor­es apresentou proposta de aporte de R$ 120 milhões para a empresa que, mesmo em dificuldad­es, continua bem avaliada pelos londrinens­es, como mostrou pesquisa realizada pelo Instituto Multicultu­ral a pedido da FOLHA e da Rádio Paiquerê AM. Setenta por cento dos entrevista­dos disseram que estão satisfeito­s com o serviço de telefonia da Sercomtel. Um bom motivo para que o município continue se mobilizand­o em apoio à empresa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil