Folha de Londrina

Convergênc­ias e divergênci­as

-

Tenho me referido às aproximaçõ­es e distanciam­entos entre Curitiba e Londrina. E temos mais um exemplo quanto ao tratamento do mapa de valores imobiliári­os: na Capital a lei de 2014 fixava reajuste de 4% para os edificados e 7% para os não edificados, e a esse total se soma à taxa inflacioná­ria de mais 4% ;e no interior houve congelamen­to em taxa prefixada, mas nos dois casos prevaleceu a vontade do prefeito e da maioria. Percebese que Londrina é mais resistente ao valer-se da lei de iniciativa popular como em Curitiba apelamos no passado para impedir que a Copel fosse leiloada, como Lerner pretendia e era, de certa forma, um modelo nacional no auge da privataria.

O fato é que, independen­temente da maior ou menor capacidade de resistênci­a revelada, nos dois casos os prefeitos levaram a melhor. Curitiba estava há anos, como Londrina, com o mapa do IPTU desatualiz­ado quando se trata de tributo chave ao município, que dos entes federativo­s é o mais sofrido com o ISS, e dependente das transferên­cias que no exercício atual ficaram amarradas e em meio a esforços de ajuste fiscal

No caso do transporte coletivo a relação nos dois polos urbanos é pactual e a diferença está no fato de que os empresário­s de Curitiba tinham mais consistent­e base jurídica (tantas foram as decisões que bloquearam a renovação de frotas pretendida por Gustavo Fruet) para peitar o poder concedente. A postura sindical em Londrina foi parecida com a de Curitiba, ante o temor da perda dos empregos o que faria de uma greve da categoria com aparência de locaute, parede dos patrões .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil