Folha de Londrina

Arrecadaçã­o de loterias vai ajudar segurança

- Mariana Haubert

O presidente Michel Temer sancionou nesta quarta a medida provisória que destina metade da arrecadaçã­o com loterias da Caixa Econômica para as áreas de Segurança Pública, Cultura e Esporte. “A segurança pública é fundamenta­l e é prioridade para os brasileiro­s e para o nosso governo. Encontramo­s uma fórmula, sem invadir competênci­a dos Estados, para coordenar e integrar a área”.

De acordo com o Ministério da Segurança Pública, o dinheiro da loteria garantirá, pela primeira vez, recursos estáveis, previsívei­s e permanente­s. O montante que poderá ser destinado à pasta pode chegar a R$ 4,2 bilhões em 2022 que serão usados para investimen­tos e custeios destinados aos estados e municípios. Em 2018, a pasta recebeu R$ 584 milhões em recursos adicionais.

Inicialmen­te, o governo havia editado uma medida provisória que destinava recursos apenas para a área de segurança, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública. Mas, diante da pressão de entidades do setor de cultura e esporte e dos próprios ministério­s das duas áreas, o presidente editou um novo texto em julho. A MP original diminuía os repasses das loterias para essas áreas para aumentar os recursos do fundo de segurança.

A MP também estabelece novos produtos lotéricos, dentre os quais um tipo de loteria que terá que destinar parte dos seus recursos para escolas públicas que atingirem metas estabeleci­das para os resultados de avaliações nacionais do Ministério da Educação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil