Folha de Londrina

Alunos do Eli Vive recebem presentes do Papai Noel

Ação solidária foi realizada pelo Sistema Fecomércio e beneficiou meninos e meninas de duas escolas municipais

- Vítor Ogawa Reportagem Local

Aauxiliar de serviços gerais e aluna do 4º de licenciatu­ra em educação no campo, Gilda Maria Fernandes Pascoal, 50, nunca teve oportunida­de de ver Papai Noel. Moradora do assentamen­to Eli Vive, no distrito de Lerroville (zona sul de Londrina), ela sempre alimentou a esperança de encontrar esse ancião de barba branca tão propagado e exaltado como uma pessoa generosa e que distribui presentes. Durante a infância, sempre esperou que ele viesse com algo que pediu, mas Papai Noel nunca foi à sua casa, tampouco lhe atendeu seus desejos. Pascoal realizou esse sonho somente agora. Na terça-feira (11), ela viu uma figura vestida de vermelho chegando à escola do seu filho de dez anos, a Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, que oferta os cursos de educação infantil e ensino fundamenta­l I para a população do assentamen­to.

“Estou me realizando pelo meu filho José e pelas demais crianças da escola. Quando eu vi que o Papai Noel estava chegando, acendeu uma esperança na gente. É muito bom ver pessoas trazendo brinquedos para fazer a alegria das crianças”, declarou. Quando viu a criançada abraçando a figura mítica diante dos seus olhos, se emocionou.

Outra pessoa que também ficou contente de ver toda aquela movimentaç­ão é Jaqueline Yasmin Ferrer, 22, mãe da Camilly Eduarda, aluna do P5 da mesma escola. “É muito gratifican­te ver a alegria da minha filha. Ainda bem que têm pessoas que lembram da gente. A gente até tem condições de comprar alguma coisa, mas ganhar é sempre bom. É bom ver a alegria dela e de outras crianças também. Tem muita bexiga, estão todos faceiros. As professora­s decoraram a árvore de Natal com a ajuda dos alunos”, destacou.

“Fiquei feliz vendo o Papai Noel, porque ele me deu presentes. Ele deu pirulito também. Ele me deu uma coisa que eu queria, um jogo de casinha. Eu nunca tive isso. Eu amei”, declarou Melissa Moraes Hardt, 5. Outra criança animada com o presente foi Henrique Facignac, 7. “Ganhei uma caminhonet­e de brinquedo e um dominó. Gostei do presente. Sei jogar dominó”, declarou. No entanto, como nunca tinha visto a figura do Papai Noel de perto, ele disse que o primeiro sentimento ao ver o bom velhinho foi de espanto. “Fiquei apavorado”, confessou o menino.

A ação solidária faz parte da 10ª edição da campanha do brinquedo do Sistema Fecomércio Sesc Senac-PR. A técnica de atividades do Sesc Centro, Angela Eyherabid Araújo, destacou que o assentamen­to Eli Vive foi escolhido como o local da atividade principal da campanha deste ano. “Arrecadamo­s cerca de 2.800 brinquedos. Hoje entregamos brinquedos para aproximada­mente 300 crianças. Aqui foram distribuíd­os só brinquedos novos, mas a campanha realiza a entrega de brinquedos novos e usados”, destacou.”Em um mundo tão egoísta, um pouco de solidaried­ade e empatia não faz mal a ninguém. O Sesc tem essa visão de atender a sociedade. Chegamos ao fim dessa campanha com o sentimento de realização desse trabalho social.”

Para não estragar a surpresa, o diretor da escola municipal, José Carlos de Jesus Lisboa, somente disse aos alunos que tinha uma surpresa. “Para mim o Natal é esperança e quando vê o olhinho dessas crianças ao receber os presentes, a gente se enche disso. É o espírito natalino. Essa comunidade é muito aberta. O pouco que elas possuem, é partilhado. A gente tenta contribuir para que elas se tornem cidadãs, trazer algo para o futuro delas”.

A diretora da Escola Municipal do Campo Egídio Domingos Brunetto, localizada no Eli Vive 2, Gislene Inácio Correia Hirle, também foi ao local com 25 alunos. “Quando vejo a alegria estampada no rosto deles, isso incentiva o nosso trabalho. Nós conhecemos a realidade das famílias. Poucos têm casa de alvenaria”, destacou. “Nossos problemas não chegam aos pés do que eles passam, embora algumas dificuldad­es que eles vivem a gente vive junto, pois em dia de chuva a gente fica também fica atolado com a Kombi do nosso transporte”, observou.

Chegamos ao fim dessa campanha com o sentimento de realização desse trabalho social”

 ?? Anderson Coelho ?? Cerca de 300 crianças ganharam brinquedos novos
Anderson Coelho Cerca de 300 crianças ganharam brinquedos novos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil