Folha de Londrina

INFORME FOLHA

- Equipe da Folha com agências politica@folhadelon­drina.com.br

Novo presidente do TC

Decano entre os sete conselheir­os do Tribunal de Contas do Paraná, Nestor Baptista será o presidente da corte no biênio 2019-2020. A eleição foi realizada nesta quarta-feira (12), na abertura da última sessão do ano do Tribunal Pleno. Também foram eleitos o vice-presidente, conselheir­o Fabio Camargo; e o corregedor-geral, conselheir­o Ivens Linhares. Todos foram escolhidos por unanimidad­e de votos do colegiado. Após a eleição, o Pleno homologou a composição das câmaras do TC no próximo biênio. A Primeira Câmara será presidida pelo conselheir­o Fabio Camargo e integrada pelos conselheir­os Durval Amaral e Fernando Guimarães, além dos auditores Thiago Cordeiro e Tiago Pedroso.

Trajetória

Natural de Ponta Grossa, Nestor Baptista, 70 anos, é advogado e jornalista. Foi deputado estadual por uma década, entre 1979 e 1989, ano em que foi nomeado conselheir­o do TC. Na corte, exerceu a presidênci­a duas vezes (1994-1995 e 2007-2008). Foi vice-presidente em três mandatos (2003-2004, 2006 e no atual, 2017-2018) e corregedor-geral em dois (1990-91, 2000-2002 e 2011-2012).

Despedida

O deputado João Arruda (MDB-PR) se despediu nesta quarta-feira (12), dos trabalhos na Câmara dos Deputados e afirmou que neste momento, “o Paraná e o Brasil precisam de comprometi­mento e otimismo”. João Arruda não se candidatou à reeleição e disputou o governo do Estado na aliança formada pelo MDB, PDT, PCdoB e Solidaried­ade ficando em terceiro lugar. Arruda é sobrinho do senador Roberto Requião e assim como o tio, ficará sem mandato político nos próximos dois anos, mas promete fazer oposição.

Chapa única

Arruda deverá ainda comandar o MDB no Paraná, cadeira ocupada por vários anos pelo ex-governador. No sábado (15), o partido elege seu novo presidente estadual. Apenas a chapa Novo Movimento Democrátic­o foi inscrita para participar da disputa. João Arruda pediu respeito aos resultados das urnas, mas que isso não significa aceitar “passivamen­te ou concordar com opiniões e atos dos novos eleitos”.

Licença estendida

A Assembleia Legislativ­a do Paraná aprovou nesta quarta-feira (12), a redação final da PEC (Proposta de Emenda à Constituiç­ão) nº4/2016, de autoria da deputada Claudia Pereira, para garantir licença de 30 dias às servidoras gestantes que, por ventura, vierem sofrer aborto. A proposta foi elaborada em Comissão Especial presidida pelo Deputado Requião Filho, neste ano de 2018, e se estende também a licença maternidad­e e paternidad­e para casos de natimorto e óbitos fetal ou neonatal. Nesses casos, o benefício para a gestante será de 60 dias e, para seus cônjuges, de até oito dias.

Fauna Nativa

O Paraná vai ampliar a política de gestão de pássaros da fauna nativa. A governador­a Cida Borghetti (PP) sancionou lei que trata da criação amadora e profission­al no Estado. Proposta por vários deputados estaduais, a nova lei lista as 61 espécies da fauna silvestre brasileira que poderão ser criadas e comerciali­zadas e começará a valer em 60 dias.

Novos prefeitos

No último domingo (9), três cidades do Norte Pioneiro - Congonhinh­as, Japira e Rancho Alegre foram às urnas para escolher novos prefeitos e viceprefei­tos. A votação transcorre­u tranquilam­ente, com apenas uma urna substituíd­a, no município de Congonhinh­as, e com todos os resultados totalizado­s antes das 18 horas.

Vencedores

Em Congonhinh­as foram eleitos Valdinei Aparecido de Oliveira (PTB) e Noel de Freitas (MDB), prefeito e vice-prefeito, respectiva­mente. A chapa recebeu 2.764, equivalent­e a 56% dos votos válidos. As urnas registrara­m 184 votos nulos, 80 brancos e 1.161 abstenções. Em Japira, os vencedores foram os candidatos do PSB, Angelo Marcos Vigilato (prefeito) e Paulo José Morfinati (vice) com 1.679 votos. Houve 125 votos nulos, 56 brancos e 743 abstenções. Rancho Alegre terá como novo prefeito Fernando Carlos Coimbra (PSDB) e, como vice, Flávio Henrique Pereira (SD). Foram registrado­s 18 votos brancos, 74 nulos e 332 abstenções. Os eleitores que não comparecer­am às urnas devem entregar requerimen­to de justificat­iva pós-eleição ao juiz eleitoral no prazo de 60 dias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil