Folha de Londrina

MUNDIAL DE CLUBES -

Espanhóis voltam a bater Kashima Antlers e disputarão título contra o time da casa

- Rafael Franco

Com atuação de gala de Gareth Bale, o Real Madrid bateu o Kashima Antlers, por 3 a 1, em Abu Dabi, e conquistou a vaga na final do Mundial de Clubes. Na decisão, no sábado às 14h30 (horário de Brasília), o time espanhol pega o Al Ain.

São Paulo - No reencontro entre os dois finalistas do Mundial de Clubes de 2016, o Real Madrid voltou a levar a melhor sobre o Kashima Antlers. Desta vez sem o sofrimento da vitória por 4 a 2 que lhe garantiu o título em confronto definido apenas na prorrogaçã­o, o time espanhol contou com uma atuação de gala de Gareth Bale para bater a equipe japonesa por 3 a 1, nesta quarta-feira (19), no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dabi, e avançar pelo terceiro ano consecutiv­o à decisão da competição organizada pela Fifa.

Na final do Mundial, marcada para começar às 14h30 (de Brasília) deste sábado (22) nos Emirados Árabes Unidos, o Real terá pela frente o surpreende­nte Al Ain, representa­nte do país-sede, que na última terça-feira (18) eliminou o River Plate nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal e na prorrogaçã­o, na outra semifinal.

Vencedor das últimas duas edições do Mundial, no qual passou pelo Grêmio na decisão do ano passado, o Real buscará assim um tricampeon­ato consecutiv­o no final de semana, sendo que também ficou com a taça da competição chancelada pela Fifa em 2014, quando venceu o San Lorenzo, da Argentina, na luta pelo título.

Já o Kashima jogará a decisão do terceiro lugar contra o River, também neste sábado, às 11h30 (de Brasília), com o objetivo de repetir o feito de outros três times japoneses que terminaram o Mundial no último lugar do pódio: o Urawa Red Diamonds, em 2007, o Gamba Osaka, em 2008, e o Sanfrecce Hiroshima, em 2015. Vale lembrar, porém, que o vice-campeonato obtido em 2016 pelo Kashima é o melhor resultado do Japão na história do torneio.

No primeiro tempo da partida desta quarta-feira, o que se desenhava como um 0 a 0, pelo menos até o intervalo, mudou de figura aos 43 minutos, graças a dois dos mais talentosos craques do Real. Jogador mais efetivo do ataque merengue, Bale recebeu de Modric pelo lado esquerdo e tocou para Marcelo. O brasileiro deu lindo passe de primeira de volta para o galês, que ficou na cara do gol e chutou cruzado para a bola bater na trave esquerda de Kwoun e entrar.

Na etapa final, o Real tomou conta do jogo e Bale seguiu infernizan­do a defesa adversária pelo lado esquerdo. Em uma lambança coletiva do time japonês, Yamamoto recuou uma bola errado e Bale partiu em velocidade para ficar cara a cara com Kwoun. Jung tentou fazer o corte, mas tocou fraco para o lado e viu o galês aproveitar o vacilo e apenas finalizar para o gol vazio, aos oito minutos, com o goleiro japonês batido no lance.

A partir daí, o jogo virou um passeio do Real, que marcaria o terceiro gol logo em seguida, aos dez. Depois de cruzamento da direita, Modric furou ao tentar finalizar de primeira, mas a bola sobrou para Marcelo. E o brasileiro, de novo, deu assistênci­a para Bale receber pela esquerda e chutar forte e cruzado para fazer 3 a 0.

Entregue, o Kashima aproveitou o relaxament­o do Real para descontar o placar aos 32 minutos, com o atacante Shoma Doi balançando as redes em um chute cruzado. O gol só foi validado pela arbitragem após o juiz brasileiro Wilton Sampaio acionar a arbitragem de vídeo ( VAR) para confirmar se Endo, que escorou a bola para Doi marcar, estava em posição de impediment­o. O replay mostrou que ele tinha condição legal.

Merengues venceram três das quatro últimas edições do torneio

 ?? Karim Sahib/AFP ??
Karim Sahib/AFP
 ?? Giuseppe Cacace/AFP ?? Bale comemora um dos seus três gols na vitória por 3 a 1 nos Emirados Árabes Unidos
Giuseppe Cacace/AFP Bale comemora um dos seus três gols na vitória por 3 a 1 nos Emirados Árabes Unidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil