Folha de Londrina

Deputados entram em férias e retornam em 21 de janeiro

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba -

Os deputados estaduais realizaram nessa quarta-feira (19) a 118ª e última sessão do ano na AL (Assembleia Legislativ­a) do Paraná. A próxima plenária ordinária está marcada para 1° de fevereiro, após a posse dos 54 eleitos. O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), contudo, confirmou que convocará os parlamenta­res para um período extraordin­ário em 21 de janeiro.

“tudo dentro do previsível, com exceção do projeto das PPPs (parcerias público-privadas). Vamos convocar sim a Assembleia em janeiro”, afirmou o tucano. Além do PAR (Programa de Parcerias do Paraná), cuja redação final, considerad­a protocolar, ficou pendente, o Legislativ­o deve dar aval às mudanças estruturai­s propostas pelo governador eleito, Ratinho Junior (PSD).

Em entrevista coletiva durante a diplomação, na terça-feira (18), o novo chefe do Executivo contou que a tendência é de que o número de secretaria­s caia de 28 para 15. As extinções e junções de pastas serão oficializa­das por meio de mensagens, a serem enviadas à AL. Membros da equipe de transição disseram, ainda, que o escopo da máquina, bem como os nomes faltantes do primeiro escalão, serão anunciados nos próximos dias.

Até 18 de dezembro, os parlamenta­res e os representa­ntes dos poderes apresentar­am 589 projetos de lei ordinária, sendo que 177 referentes a esse ano se transforma­ram em leis sancionada­s pelo governador ou governador­a e nove em leis promulgada­s pelo presidente da Casa.

Eleito deputado federal, o líder do governo Cida Borghetti (PP), Pedro Lupion (DEM), fez um discurso de despedida e um balanço dos nove meses que ficou na função. “Foi um governo efetivamen­te curto, num período eleitoral e com base indefinida. Deputados de uma chapa enfrentava­m os de outra”, comentou.

Ainda assim, ele disse que sai com “a certeza de dever cumprido, sem nunca ter sofrido uma derrota acachapant­e e sempre buscando acordos para aprovar projetos importante­s”. Lupion substituiu Luiz Cláudio Romanelli (PSB), líder na gestão Beto Richa (PSDB), e será sucedido por Hussein Bakri (PSD), escolhido por Ratinho.

Até 18 de dezembro, os parlamenta­res e os representa­ntes dos poderes apresentar­am 589 projetos de lei

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil