Folha de Londrina

Londrinens­es são premiados com Troféu Gralha Azul

Rogério Costa levou o prêmio de Ator Coadjuvant­e pelo espetáculo ‘Donantônia’ e Alex Lima venceu na categoria Figurino por ‘Vikings e o Reino Saqueado’

- Marcos Roman Reportagem Local

Dois artistas londrinens­es saíram premiados da solenidade de entrega do 38ª Troféu Gralha Azul, realizada em Curitiba na noite de terça-feira (18). Considerad­o o maior prêmio do teatro paranaense, o evento que aconteceu no auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha, elegeu os vencedores de 18 categorias incluindo direção, cenário, figurino, sonoplasti­a e ópera. Dentre eles, Rogério Francisco Costa levou o prêmio de Ator Coadjuvant­e pelo espetáculo “Donantônia”, encenado pelo Núcleo Às de Paus; e Alex Lima venceu na categoria Figurino por “Vikings e o Reino Saqueado”, da Cia Os Palhaços de Rua.

Este prêmio é muito importante para mim que trabalho com teatro desde 1994. Receber o troféu não significa que você é melhor, mas que o seu trabalho é especial para aquela comissão formada especialis­tas naquele momento”, afirma Alex Lima. Formado em artes visuais, teatro, figurino e cenografia, o figurinist­a já havia sido contemplad­o com Troféu Gralha Azul em 2011, pelo seu trabalho como figurinist­a do espetáculo “A Pereira da Tia Miséria”, do Núcleo Ás de Paus.

Rogério Francisco Costa também comemora a vitória na premiação. “Para mim é uma honra, principalm­ente agora que estou prestes a completar 20 anos da minha trajetória artística iniciada em Londrina”, resume. Costa destacou que a indicação dos londrinens­es a esta edição do Troféu Gralha Azul aconteceu graças ao empenho dos próprios artistas locais que se uniram e mesmo enfrentand­o dificuldad­es financeira­s levaram seus espetáculo­s a Curitiba para serem avaliados pela comissão julgadora do prêmio. Integrante­s de oito grupos participar­am da “Mostra Pé Vermelho - Okupação Londrina”, que foi apresentad­a durante o Fringe - mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba. Durante seis dias, entre os meses de março e abril, foram realizadas 44 apresentaç­ões de 15 espetáculo­s produzidos na cidade. A lista de artistas londrinens­es indicados a esta edição do Troféu Gralha Azul conta ainda com o nome de Tiago Marques (Palhaço Ritalino), que concorreu à categoria Melhor Ator pelo espetáculo “O Melhor Show do Mundo...na minha opinião”.

Costa reclama que muitas vezes os artistas londrinens­es não aparecem entre os indicados por falta de verbas para levar suas produções até a capital parananens­e. “Todos os artistas e grupos que se inscrevem têm que levar seus espetáculo­s a Curitiba, pois os jurados não se deslocam da capital para cidades do interior. Isso acaba sendo um entrave, pois a viagem acaba custando caro por conta das passagens, estadia, alimentaçã­o e transporte de cenários e figurinos”.

Criado em 1974, o Troféu Gralha Azul foi a primeira premiação oficial a homenagear os artistas e técnicos do teatro no Paraná. Nesta 38ª edição, os vencedores de cada categoria foram: Espetáculo (“Criânsia”, do Processo MultiArtes); Espetáculo para Crianças (“Cataratas”, Grupo Pantomima); Direção (Adriano Esturilho, por “Criânsia”); Direção de Espetáculo para Crianças (Moacir David, por “Cataratas”); Atriz (Rosana Stavis, por “Hoje é dia de Rock”; Ator (Guilherme Fernandes, por “Joker”); Atriz de Espetáculo para Crianças (Cleide Piasecki, por “Cataratas”); Ator de Espetáculo para Crianças (Paulo Chierentin­e, por “A Incrível Aventura de Sofia e Vovô Ludovico”); Atriz Coadjuvant­e (Mariana Barros, por “Criânsia”); Cenário (Guenia Lemos, por “Air Bag - Uma Comédia de Costumes Plagicombi­nada”); Iluminação (Lucas Amado, por “Air Bag - Uma Comédia de Costumes Plagicombi­nada”); Composição Musical (Adriano Esturilho e Eugênio Fim, por “Criânsia”); Sonoplasti­a (Cleber Hidalgo, por “A Animalesca Fortunada Aventura de Reconto de Amor e Morte”); Maquiagem/Caracteriz­ação (Livien Ullman, por “A Animalesca Fortunada Aventura de Reconto de Amor e Morte”); Texto Original (Edson Bueno, por “Joker”); Prêmio Especial (Nicole Barão); Técnico do Ano (Wilson Mendes Pinheiro); Produção de Ópera (Salete Cercal). Além do troféu, os vencedores ganharam um prêmio de R$ 3 mil nas categorias individuai­s e R$ 6 mil para o Melhor Espetáculo Adulto e Melhor Espetáculo Infantil.

 ??  ??
 ?? Fotos: Divulgação ?? Alex Lima com o troféu Gralha Azul: prêmio de Melhor Figurino por ‘Vikings e o Reino Saqueado”
Fotos: Divulgação Alex Lima com o troféu Gralha Azul: prêmio de Melhor Figurino por ‘Vikings e o Reino Saqueado”
 ??  ?? Rogério Costa: prêmio de Melhor Ator Coadjuvant­e pelo espetáculo “Donantônia”, encenado pelo Núcleo Ás de Paus
Rogério Costa: prêmio de Melhor Ator Coadjuvant­e pelo espetáculo “Donantônia”, encenado pelo Núcleo Ás de Paus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil