Folha de Londrina

LUIZ GERALDO MAZZA

-

Decisão monocrátic­a do ministro Marco Aurélio do STF é a verdadeira festa do colarinho branco

Decisão monocrátic­a do ministro Marco Aurélio do STF, tomada na quarta-feira (19) de surpresa, determina a soltura de todos os condenados no Brasil em segunda instância, a despeito da jurisprudê­ncia assentada e pelo colegiado em sentido exatamente ao contrário. É que decisões como a que permitiu a liberdade ao já condenado, e por m,ais de uma vez, José Dirceu, revelam a falta.de harmonia em torno da questão.

O entendimen­to obriga o STF a reexaminar a decisão anterior, o que se devia à resistênci­a da então presidente ministra Carmen Lúcia em pautar a matéria e isso sob o fundamento de que era preciso respeitar a última decisão colegiada. O PT estava no fim da tarde de quarta diligencia­ndo a liberdade de Lula e com ela a possível desmobiliz­ação das celebraçõe­s programada­s para o ex-presidente em Curitiba, tal a abrangênci­a mandamenta­l do decisório.

É o maior golpe até agora sofrido pela Lava Jato, um chute, como a eleição de Bolsonaro para o sistema tradiciona­l, no pau da barraca e por uma via comum, a decisão monocrátic­a, que predomina em mais de 80% das decisões da instância superior. Quem se sente mais compensada é a classe política que se via como criminaliz­ada por suas praxes propinesca­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil